A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) passará a contar com um novo fluxo para emissão de laudos que dão acesso a medicamentos de componentes especializados (de alto custo). A decisão foi repactuada em reunião realizada nesta quinta-feira (16), que contou com a presença da farmacêutica gerente da Farmácia de Pernambuco (Unidade Sertão do São Francisco), Elisângela Araújo Costa, da coordenadora geral da UPAE, Grazziela Franklin, do coordenador médico, José Roberto Coelho, e responsável técnico da farmácia, Reginaldo Souza.
Após implantação, todos os médicos do ambulatório da UPAE terão acesso ao site da Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica, que irá contar com os laudos de solicitação específicos para cada especialidade. “A ideia é que o paciente já saia do nosso serviço com a LME, para que possa ir direto à Farmácia de Pernambuco retirar o seu medicamento. Será uma facilidade a mais para o usuário do SUS, que não vai mais precisar ficar rodando dentro da rede para conseguir esse laudo”, comemora Reginaldo.
De acordo com Elisângela, a reunião foi excelente e o avanço precisa ser comemorado. “Conseguimos fazer essa repactuação, divulgar o nosso site, fazer as alterações necessárias no sistema para garantir esse acesso e estamos felizes com o resultado”, afirmou.
Para Grazziela, a UPAE fecha mais uma parceria com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade da assistência prestada. “A gente quer é que o paciente saia daqui com a vida já resolvida. Imagina que antes, muitos não conseguiam retirar os medicamentos porque não tinham a LME. A partir dessa repactuação, o paciente agora vai sair com o laudo na mão, garantindo assim o seu tratamento. Vale lembrar que esses laudos são necessários para medicamentos especiais, de alto custo, que são fornecidos de graça pela Farmácia de Pernambuco”, ratifica.
Os Laudos de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos (LME) são necessários para todos os medicamentos de componente especializado da assistência farmacêutica. O formulário deve ser preenchido pelo médico com as informações do paciente e do medicamento solicitado.