Usina de Três marias tem nível elevado após oito anos

0
(Foto: Reprodução)

Na semana em que a geração solar fotovoltaica instantânea no Nordeste registrou recorde, o volume de água no reservatório de Três Marias (MG) – principal  fonte da Barragem de Sobradinho – chegou a 89,89% obrigando, neste domingo, a empresa Cemig abrir as comportas da barragem de modo a esperar o volume de água que está a caminho do reservatório localizado no Rio São Francisco.

Apenas a produção de energia solar na última quinta-feira representou 10,5% da carga do Nordeste naquele momento, mas as águas que chegaram em Três Marais vão ajudar na recomposição do reservatório de Sobradinho que está hoje com 47,72% de sua capacidade assegurando a geração de energia hidráulica mais barata em todo o ano de 2020.

Há pelo menos oito anos, a bacia do São Francisco não mostrava uma recuperação da hidrologia da bacia acima de Três Marias. Esse volume de chuvas vai reforçar a recuperação de Sobradinho pois a água que está a sendo retida em Três Marias, e agora está sendo vertida, será recolhida pela bacia a montante do reservatório.

O nível atingido da capacidade de armazenamento da represa de Três Marias também é o quarto melhor já registrado durante os meses de fevereiro na série histórica de acompanhamento dos dados hidrológicos dos reservatórios das principais hidrelétricas do país.

Como Sobradinho, se encontra com 47,72 % e se encontra ainda com uma capacidade de armazenamento muito grande esse vertimento ocorrido a partir de ontem vai ser armazenado em Sobradinho melhorando a capacidade de regularização do Rio.

Para se ter uma ideia do que isso representa em 2017 o volume armazenado chegou em Sobradinho foi apenas 1% e não fosse as eólicas a situação teria sido dramática em 2018. Com esse volume de ontem está assegurado mais energia de reserva ao reservatório de Sobradinho.

Esta semana, com as chuvas na bacia do São Francisco e a produção Eólica e Solar, no Nordeste, pode-se dizer que o Rio São Francisco esteja com a bacia em melhor situação hidrológica no País. (Fonte: JC)