“É difícil ter essa oferta. Aqui está fácil das pessoas serem atendidas, e isso mostra uma preocupação com os pais de crianças no espectro”, comentou Alba Estela, avó de Enzo e Andrei, após levar um dos netos para atendimento odontológico. Assim como ela, dezenas de famílias compareceram à 1ª Feira da Inclusão, realizada nesta quinta-feira (24), para aproveitar os diversos serviços oferecidos à população neurodivergente e pessoas com deficiência.
Bruna Silva, mãe de Miguel Elias, de 6 anos, também esteve presente e destacou a importância da ação. “Tudo é difícil pra conseguir hoje em dia. Então, uma feira dessa é ótima! Com psicóloga, médico, dentista em um lugar só é algo maravilhoso”, elogiou. A iniciativa facilitou o acesso a atendimentos que geralmente exigem longas esperas ou deslocamentos, o que foi bastante valorizado por quem cuida de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A vice-presidente da Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF), Márcia Carla, celebrou a oportunidade de divulgar os projetos desenvolvidos pela entidade. “A feira é importante nesse sentido da gente poder mostrar o nosso trabalho e também expor a nossa lojinha, que ajuda a arrecadar recursos para manter os projetos como o grupo de acolhimento e o projeto TEA com as famílias”, disse. Ela ainda destacou a surpresa com a grande adesão do público: “Está mais movimentado do que a gente esperava. A parceria com a prefeitura e os serviços oferecidos também ajudam a atrair o público”.
A Prefeitura de Juazeiro levou diversos serviços de saúde, assistência social, orientação jurídica e cidadania para o Centro de Cultura João Gilberto, onde aconteceu o evento. A ação, que também contou com o apoio do IBIDDS, foi idealizada pelo gabinete do vereador Renan Fonseca e teve como ponto alto uma roda de conversa com especialistas e autoridades sobre inclusão.
Ascom PMJ