Mais um passo foi dado para Petrolina formalizar sua participação no consórcio das cidades para compra direta de vacinas. O projeto de lei enviado pelo prefeito Miguel Coelho para adesão ao grupo intermunicipal foi aprovado na Câmara de Vereadores nesta terça (09). Com isso, a Prefeitura de Petrolina já poderá dar entrada oficialmente junto à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) ao processo de compra dos imunizantes.
A cidade sertaneja deve solicitar até 150 mil doses. As vacinas serão, a princípio, encaminhadas para o Programa Nacional de Imunizações para distribuição equânime entre as cidades brasileiras. Caso o Governo Federal não manifeste interesse, Petrolina poderá comprar diretamente as doses para aplicação entre os moradores do município sertanejo.
A Frente Nacional está em fase de negociação com vários laboratórios. De acordo com o prefeito Miguel Coelho, que é vice-presidente da FNP, a aquisição pelo consórcio busca reforçar e agilizar a vacinação nos próximos meses. “É um esforço conjunto para garantir mais vacinas. Tudo será feito em acordo com o Programa Nacional de Imunizações, portanto, não haverá prejuízo a ninguém. O importante é que todos os municípios estão se unindo para esse esforço coletivo. Quanto mais vacina, mais união e mais agilidade, mais rápido nosso País irá superar a pandemia”, defende Miguel.