“Vamos apresentar o novo modelo pedagógico às famílias”, diz Secretária de Educação de Petrolina sobre começo do ano letivo

0

A Secretária de Educação de Petrolina, Rosane da Costa, anunciou que a partir de amanhã (6), os mais de 57 mil estudantes da rede municipal retornarão às aulas. Em entrevista, ela destacou as expectativas positivas para o início do ano letivo.

“A partir de amanhã, a maioria das unidades retoma as aulas, incluindo as duas novas unidades, Jardim Petrópolis e Jardim Guararapes, inauguradas recentemente. Estamos abrindo as portas para receber as famílias e apresentar o novo modelo pedagógico da Educação Infantil. As unidades do programa Nova Semente também participarão dessa fase de adaptação escolar”, afirmou Rosane.

A secretária ressaltou que as crianças de zero a três anos precisam desse tempo para se adaptarem e destacou a parceria com as famílias nesse processo. Além disso, informou que as unidades de tempo integral para o ensino fundamental também terão um retorno escalonado.

“Estamos aguardando a inauguração de novas escolas na rede municipal, como a do Antônio Cassimiro, Jardim Imperial e Jardim Guararapes. A ligação de energia está prevista para este mês, assegurando os 200 dias letivos e a carga horária necessária”, explicou.

Rosane mencionou que a rede municipal atingiu um recorde de matrículas, totalizando 57.480 estudantes. Ela destacou o compromisso em fortalecer a educação, entregando qualidade e ampliando as unidades educacionais.

Para os pais que ainda não conseguiram matricular seus filhos, a secretária enfatizou que as vagas remanescentes nas unidades estão disponíveis. Ela reforçou a importância da matrícula obrigatória para crianças a partir de quatro anos na etapa pré-escola.

“A matrícula é obrigatória a partir dos quatro anos na pré-escola, e garantimos que todas as crianças de Petrolina terão vagas. Atendemos 100% dos estudantes que realizaram o cadastro, e ainda há vagas remanescentes. A orientação é que os pais busquem a matrícula, pois a educação é primordial”, declarou.

Rosane também abordou a questão do fardamento escolar, anunciando que cada estudante receberá dois conjuntos completos. Sobre a entrega, ela informou que começará no final de fevereiro e seguirá em etapas, priorizando os estudantes novatos.

“Vamos priorizar o início das entregas aos estudantes novatos, mas todos os mais de 57 mil estudantes da rede municipal receberão fardamento. Vamos fazer a entrega já no final do mês de fevereiro. O importante a gente relatar que são mais de 200 mil conjuntos, em mais de 220 unidades escolares. Então, nos temos uma entrega que demora no sentido da separação, a entrega por idade. Ano passado fizemos uma modificação, nos fizemos uma por conta do tamanho das crianças, algumas ficaram pequenas. Então, são essas questões que pode fazer a entrega demorar”.

Ao responder a perguntas sobre a chamada da seleção de professores para 2024, a secretária afirmou que o resultado está sendo homologado, e os convocados estão sendo contatados para a preparação dos documentos. O edital de convocação será disponibilizado em breve. “Nos vamos homologar ainda na data de hoje os convocados. Eles hoje já estão recebendo e-mails para a preparação dos documentos e a no diário oficial de hoje já estará o edital de convocação da Seleção 2024”, destacou Rosane.