Nomeada pela governadora Raquel Lyra, a médica veterinária e servidora de carreira do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA é a terceira mulher a ocupar o cargo de diretora-presidente, após a criação da Agência voltada para a defesa e fiscalização agropecuária de Pernambuco. O ato do Executivo Estadual publicado no Diário Oficial do Estado de 19/09, acontece após a sua aprovação por unanimidade pelo colegiado da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), no início deste mês, conforme determinam o Art. 3º, II, do Regimento Interno da Alepe e a Lei nº 15.919/2016, que cria a Adagro. A presidente já entrou em exercício na autarquia estadual.
Durante a reunião do dia 3/09, Vania Santana foi sabatinada pelo colegiado da Alepe formado pelos deputados estaduais Débora Almeida, Diogo Moraes, Joaquim Lira, Antônio Moraes, Luciano Duque e João Paulo, sobre ações que pretende realizar quando estiver à frente da Adagro, especialmente na execução de políticas públicas voltadas para avicultura, pecuária e fruticultura irrigada.
Na ocasião, a veterinária falou dos desafios e expectativas ao assumir o novo cargo perante os membros da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, presidida pelo deputado estadual Antônio Moraes: “O meu desafio é organizar a casa. Assumi este compromisso com o Governo de Pernambuco e nos próximos dois anos farei todo possível para organizar e reestruturar a defesa e inspeção agropecuária de Pernambuco, orientando e fiscalizando os pequenos e grandes produtores do estado”.
“É preciso dar chance para os produtores se adequarem às normas. Em alguns casos podemos autuar, interditar, mas também devemos mostrar como fazer, para que os erros não se repitam”, completou a médica veterinária a veterinária sobre o papel de orientação da Agência.
A Adagro foi criada em 2003 pela Lei n° 12.506, inicialmente como Unidade Técnica vinculada à Secretaria de Agricultura de Pernambuco, e alçada a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco em 2016, pela Lei n° 15.919.
Cabe à autarquia de defesa agropecuária de Pernambuco, que possui independência administrativa, promover e executar a defesa sanitária animal e vegetal, o controle, a inspeção e a fiscalização de produtos de origem agropecuária no estado.
A Adagro executa em nível estadual, com apoio de convênios de cooperação técnica firmados com o Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, importantes programas sanitários voltados para a defesa animal e vegetal, dentre eles o Programa Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa e o Programa Estadual de Sanidade Avícola.
A ação da Adagro garantiu ao Estado de Pernambuco, em abril deste ano, o reconhecimento pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, através da Portaria MAPA nº 678/24, assinada pelo ministro Carlos Fávaro, como estado livre de febre aftosa sem vacinação, equiparando todas as unidades da federação como áreas livres da doença.
Conheça a trajetória da nova diretora-presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco:
Formada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1996), Vania Santana é Mestre e Doutora em Ciência Veterinária pela UFRPE. Possui especialização em Zoonoses e Doenças Bacterianas pelo Institute Friedrich-Loeffler da Alemanha. Como Auditora Fiscal Federal Agropecuário atuou mais recentemente como Chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal (SISA) na Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de Pernambuco SFA/PE, entre 2019/2024, foi Chefe do Serviço de Inspeção e Saúde Animal entre 2017/2020 e Chefe substituta do setor de Desenvolvimento Rural – DDR/SFA-PE, entre 2020/2024. Atuou também como Chefe substituta da Pesca e Aquicultura na SFA/PE, entre 2018/2023 e do Serviço de Inspeção e Saúde Animal da SFA/PE, no período 2015/2018. Anteriormente foi Chefe do setor de bacteriologia do Laboratório Nacional Agropecuário em Pernambuco (LANAGRO-PE), entre 2002 e 2014. É representante do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) em Pernambuco.
Tem experiência na área de medicina veterinária com ênfase em Diagnóstico de Doenças Animais Domésticos, com atuação nas seguintes áreas: Defesa Sanitária; Inspeção de Produtos de Origem Animal, Produtos Veterinários, além de Boas Práticas Agropecuárias.
Texto: Flávia Cavalcanti, com informações da Alepe.