Veja quais UBS de Petrolina recebem crianças com sintomas gripais a partir de hoje

0
João Luís Nogueira, secretário de saúde de Petrolina. Foto: Beatriz Granja

O secretário de saúde de Petrolina, João Luís Nogueira, participou do Nossa Voz desta segunda-feira (12) para falar sobre as síndromes respiratórias que estão afetando as crianças em Petrolina e a implementação de um programa de enfrentamento dessas doenças.

“Observamos que o Hospital Dom Malan estava lidando com um grande número de crianças, atingindo 80% de sua capacidade. Não podemos ignorar essa situação. A administração de saúde pública municipal tomou a iniciativa sob a liderança do prefeito. No enfrentamento a essas síndromes, destacamos duas unidades básicas de saúde: a Unidade Básica de Saúde Lia Bezerra, localizada no José e Maria, que atenderá das 8h às 12h e das 14h às 17h, e a UBS Amália Granja, na Vila Mocó, que atenderá das 8h às 12h. Essas unidades contarão com pediatras especializados para o atendimento. Portanto, orientamos os pais a levarem inicialmente seus filhos para essas duas unidades básicas de saúde, caso apresentem sintomas de gripes comuns, como coriza e dor de cabeça. Queremos garantir um atendimento de qualidade. Estamos totalmente preparados e já estamos operando a partir de hoje”, afirmou. 

“Essas gripes podem evoluir para pneumonia e bronquiolite, o que representa um desafio para nosso sistema de saúde, que é unificado. Portanto, devemos cooperar com o estado e o governo federal para ajudar o Hospital Dom Malan, a fim de evitar que os pais e as mães de Petrolina enfrentem dificuldades no atendimento de suas crianças”, disse.

De acordo com o secretário, Petrolina tem mais de 74% de cobertura vacina da influenza. ”Até o final do período junino, estaremos vacinando não apenas a população de Petrolina, mas também os turistas na orla, a partir de sexta-feira, dia 16, até o dia 24”.