O velório do professor e sociólogo Celso Franca será nesta quinta-feira (23), no SAF da Avenida Sete de Setembro, em Petrolina, em horário ainda não definido. Ele faleceu em Recife, onde tratava de problemas de saúde. Deixa esposa e cinco filhos.
Em luto, a Facape enviou nota de pesar. “A Faculdade de Petrolina (Facape) lamenta profundamente o falecimento do estimado professor, Celso Franca, ocorrido nesta quarta-feira (22), no Recife. Em sinal de pesar pela perda, a diretora-presidente da Facape, Larissa Soeiro, informa que todas as atividades acadêmicas e administrativas da instituição estarão suspensas nesta quinta-feira (23) numa última homenagem ao docente. Nossos sentimentos aos amigos e familiares enlutados pela perda. Em especial, nosso abraço fraterno à esposa de Celso, a professora Solange Gomes”.
O sociólogo ingressou na Facape em 1999, e era professor do colegiado de Direito, além de vice-coordenador do programa ‘Escola Verde’. Também tinha uma forte atuação nas comunidades de Petrolina, através de projetos sociais e ambientais. Foi professor da Universidade do Estado da Bahia e da Universidade de Pernambuco.
Celso nasceu em fevereiro de 1952, em Salvador (BA). Doutor em Educação, era conhecido por ser um assíduo colaborador em diversos meios de comunicação do Vale do São Francisco onde levava reflexões políticas e sociais. O professor era um petrolinense de coração.
O prefeito de Petrolina, Simão Durando, lamentou a morte de Celso:
“Com muito pesar, recebemos a notícia da perda do professor Celso Franca. Um amigo querido que muito contribuiu para a educação em Petrolina, especialmente, na Facape, e na Escola Verde, formando inúmeros estudantes e debatendo a sustentabilidade ao longo de vários anos. Por meio desta nota também quero manifestar minha solidariedade à esposa de Celso Franca, professora Solange, filhos e familiares diante dessa perda precoce. Que Deus conforte a todos neste momento tão doloroso.”
O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, enviou nota lamentando a perda:
“Gostaria de expressar nosso profundo pesar pela perda do professor Celso Franca. Um honrado amigo, que nos ajudou em diversas ocasiões a construir propostas e soluções para Petrolina na questão da sustentabilidade entre outros temas. Sou muito grato por suas colaborações e apoio desde o início de minha carreira política.
Professor de longa data da nossa querida Facape, Celso Franca deixa uma rica contribuição para Petrolina. Que neste difícil momento, Deus possa dar forças a sua companheira, professora Solange, e a toda família de Celso”.
O ex-prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, e a ex-deputada estadual, Dulci Amorim, também manifestaram pesar em nota:
“O Vale do São Francisco perdeu um grande nome da educação superior. Faleceu, nesta quarta-feira (22), o professor da Facape, Celso Franca.
Sociólogo e analista político, Celso sempre se colocou à disposição pra contribuir para a construção e a disseminação do conhecimento. Perdeu a batalha contra o câncer de fígado, mas escreveu seu nome na história da educação da região.
Por isso, é com profundo pesar que damos adeus a esse querido amigo e pedimos a Deus que console os corações de familiares, amigos, colegas de trabalho, alunos e admiradores desse grande homem”.