Aguardado com muita expectativa, junho é um dos meses que ativa a memória afetiva dos sertanejos. Mês dos santos Antônio, João e Pedro; das comidas típicas como pamonha e canjica; das quadrilhas e balões; junho é, de fato, bastante representativo para a religiosidade e cultura do povo nordestino. Porém, pelo segundo ano consecutivo, devido a Pandemia causada pelo coronavirus; os festejos de rua e os grandes eventos típicos da época abrem passagem para comemorações mais intimistas e familiares, com número reduzido de pessoas.
Mas, quem disse que os festejos adaptados não podem ser animados? É justamente para atender ao público que não abre mão da comidinha junina, de vestir as roupas mais comuns da época e de estar com a família para celebrar a vida; que o comércio de Petrolina está preparado com produtos e serviços que prometem não deixar os festejos juninos passarem em branco. Reforçando, claro, que é indispensável que todos continuem se protegendo, utilizando máscaras, evitando aglomerações e mantendo sempre a higienização das mãos e de ambientes.
“Estamos satisfeitos com o movimento, a procura tem sido positiva, principalmente com relação aos produtos decorativos, tais como balões, chapéus enfeitados, miniaturas, toalhas com estamparia xadrez. Acreditamos que as vendas este ano serão semelhantes ou até melhores do que as de 2020”, enfatiza a empresária Virlania Nobre, da Casa Nobre da Travessa Gregório Ramos.
Para ela, a experiência vivenciada no primeiro ano da Pandemia, serviu como parâmetro para as ações desenvolvidas este ano. “Investimos forte nas redes sociais, que deixaram de ser apenas um canal de informação dos produtos, e ganharam importância para as vendas. Reforçamos essa interação com o cliente, que de casa pode escolher o produto e fazer a solicitação via rede social ou Whatsapp, bem como escolher a melhor forma de pagamento “, pontua Virlania.
O mesmo otimismo também é compartilhado pelo empresário e conselheiro da Associação de Lojistas do River Shopping, Fábio Lisandro de Lima. Ele acredita que as vendas do período poderão ser surpreendentes. “Mesmo com tantos desafios, ainda com todos os efeitos da Pandemia, inflação, enfim, a gente projeta vendas entre 80 e 90% do que foram em 2019”.
Espaço de vendas de vários produtos que dão vida a Gastronomia junina, os supermercados também estão com boas perspectivas. No Regente, por exemplo, espera-se um acréscimo de vendas dos produtos típicos. “Esperamos um incremento em torno de 12% com relação ao ano passado. Para isso, estamos reforçando a decoração da loja e investimos nos produtos da padaria “, enfatiza a administradora Erica Street Coelho.
Para o presidente do Sindlojas Petrolina, Joaquim de Castro, esse otimismo mostra como o varejo local tem suas peculiaridades . “Apesar de todos os desafios ocasionados pela Pandemia, a gente percebe claramente uma reação do mercado, que se agarra a novas estratégias de vendas, a readequação de espaços e serviços, utilização do e-commerce e delivery; para expandir vendas e atender as demandas. Além disso, mesmo com todas as medidas sanitárias vigentes, as pessoas desejam manter vivas as tradições juninas, mesmo que no ambiente restrito de suas residências. Por isso mesmo, essa projeção otimista de comercialização, neste período que é tão forte e especial para o nordestino”.
Arraiá na Caixa
Pamonha, bolo de milho, bolo de macaxeira, pé de moleque, quentão, pipoca, mugunzá, canjica, amendoim torrado: uma festa junina autêntica sempre conta com algum destes produtos. E já que a ordem é ficar em casa e evitar aglomerações, uma boa saída pode ser o Arraiá na Caixa.
“Começamos com essa iniciativa ano passado e foi um modelo bem aceito. São três tamanhos de caixas, que vão para a mesa do cliente com produtos como arroz doce, tapioca, maçã do amor, canjica dentre outros. Buscamos levar não somente a culinária junina mas, sobretudo, uma caixa cheia de memória afetiva “, enfatiza a administradora e proprietária do Minicakes Atelier, Marileide Nascimento.
A empreendedora explica que que as caixas variam entre R$120 e R$ 150. Além delas, têm muita saída nesse período, os kits para empresas. “Ano passado realizamos esta experiência e foi muito positiva. Os produtos juninos são colocados em sacolas menores e o investimento é bem acessível. Sem dúvida, uma excelente opção para o empresário que, neste tempo atual não pode fazer o arraiá da empresa, mas pretende agradar seus colaboradores de alguma forma “, explica .