Ainda sobre as solicitações feitas pelos vereadores, o vereador Josivaldo Barros fez cobranças sobre a devolução das macas do Samu e citou o caso do homem, vítima de múltiplas queimaduras, que foi transportado na carroceria de uma caminhonete ao hospital e acabou falecendo no percurso.
Na ocasião, Barros solicitou ao deputado federal do seu grupo político, que destine emendas parlamentares para a ampliação de leitos no Hospital Universitário, além da ampliação do quadro de médicos que atuam na unidade. “Existem reclamações para todos os lados e ontem o Samu não pode resgatar uma pessoa, todas as macas que estão indo, estão ficando por falta de leitos no HU e que resulta no impedimento do Samu realizar o resgate dos pacientes porque sem a maca, o hospital não recebe. Nós precisamos dizer isso para a população, que fica apontando e precisamos reforçar que o Samu está à disposição do petrolinense para buscar as pessoas que precisam”.
Josivaldo ainda citou a necessidade de reorganização da Rede PEBA, que divide os serviços de saúde média e alta complexidade entre as cidades de Pernambuco e da Bahia. “É preciso organizar essa Rede PEBA, que só tem, de certa forma, punido o petrolinense que precisa de espaço, mais condições de atendimento e que tem dividido o bolo para muita gente. E, por causa disso, o petrolinense tem sofrido com falta de macas, porque quando chegam lá as macas ficam e o Samu tem toda essa dificuldade”, lamentou.