É bem comum o surgimento de denúncias em Petrolina-PE sobre descarte incorreto de entulhos, problemas no trânsito causados pela presença de carroças, além de denúncias de maus tratos com os animais utilizados para tração. Essas situações levaram o vereador Paulo Valgueiro (MDB) a solicitar que a prefeitura fiscalize e também invista em um trabalho educativo para esse público.
“A gente está solicitando ao prefeito Miguel Coelho que possa se articular com as secretarias que tenham relação com o caso. A Ammpla para fazer o cadastramento e o trabalho de educação com esses condutores; o pessoal da Ordem Pública para ver o local adequado para fazer esse descarte de material e como fazer; o Centro de Zoonoses para orientar e para ver a situação desses animais (…) para quem a gente possa ter um trabalho mais ordenado”, justificou Paulo Valgueiro.
Claro que o vereador da bancada da oposição não deixaria de citar que quando ele era diretor-presidente da Ammpla, na gestão do ex-prefeito Julio Lossio, um cadastramento de carroceiros foi feito. Mas, de acordo com o vereador, esse trabalho foi deixado de lado. “De lá pra cá já surgiram vários novos carroceiros. (…) O cadastro foi feito pela Ammpla, ainda existe lá o cadastro, só basta ser feita a atualização”, sugeriu.
Outro ponto que envolve esse trabalho educativo com os carroceiros é sobre o descarte incorreto de entulhos. “Já tem leis vigentes aprovadas na Casa Plínio Amorim que trata dessa questão. O que tá faltando mesmo é um ação do governo municipal para fazer a fiscalização, mas antes, fazer a devida orientação aos carroceiros”, finalizou Valgueiro.