A participação do vereador Major Enfermeiro no Nossa Voz Na última quinta-feira (08), quando o parlamentar de Petrolina-PE criticou a “força política” de Juazeiro-BA por causa da situação do Sanatório municipal e declarou que o prefeito Paulo Bomfim estaria “perdido”, o vereador juazeirense Anderson Alves rebateu as declarações feitas pelo parlamentar de Petrolina e pediu para o edil reconhecer os limites entre os município.
Para Anderson Alves é o Major Enfermeiro que está “perdido”. “O colega edil deveria começar, por exemplo, reconhecendo os limites entre os municípios e do seu mandato. Juazeiro vinha mantendo, sozinha, os custos adicionais do sanatório, enquanto 52 cidades fazem uso do serviço”, destacou.
Sobre a suspensão do pagamento mensal ao Sanatório de Juazeiro, o parlamentar explicou: “Ao promover uma auditoria, o município de Juazeiro verificou a necessidade de adotar critérios mais rígidos para o pagamento. Dos quase 300 mil reais de custos mensais, o Ministério da Saúde repassa apenas 115 mil reais, ou seja, a Secretaria de Saúde estava arcando com quase 200 mil mensais com recursos próprios para o atendimento de pessoas que, em número muito superior, não são daqui”.
Alves ainda destacou apenas 30% dos paciente da unidade são de Juazeiro e questionou: “É justo que nossa cidade pague pelos outros municípios?”.
Ao final da nota, o vereador de Juazeiro alfinetou o parlamentar de Petrolina. “Major Enfermeiro, para quem está há tantos anos exercendo mandato, não conhecer o funcionamento da aplicação de recursos públicos é bem preocupante. É bom se situar. Sugiro começar pedindo ajuda do governo Bolsonaro para investir mais em Saúde, assim como solicitar apoio do prefeito Miguel Coelho para que cada cidade arque com os custos dos seus usuários”.