Na sessão desta terça-feira (21), ao fazer o uso da questão de ordem, o vereador Ronaldo Silva fez uma grave denúncia sobre o atendimento aos pacientes em tratamento fora de domicílio.
“Uma criança foi levada a Salvador para fazer uma cirurgia, dia 15 de março ela recebeu alta e, infelizmente, se houve uma nova tentativa de transferência, permanece ainda na capital baiana esperando uma ambulância do TFD de Petrolina para buscar essa criança”.
De acordo com o parlamentar, após o procedimento o menino não pode ser encaminhado de volta a Petrolina porque a ambulância apresentava uma estrutura precária e não tinha um profissional de enfermagem para acompanhar o menor durante o trajeto.
“Quando o TFD resolve mandar uma ambulância, ela não tinha um acompanhante, com o colchão rasgado e sem nenhum lençol. O hospital de Salvador negou mandar a criança nesta ambulância sem nenhum acompanhante, só viria o menor e o motorista. Veja a irresponsabilidade dessa Secretaria de Saúde de Petrolina”, disparou o vereador.
O líder do governo, Diogo Hoffmann, rebateu as críticas e pediu que Ronaldo desse um voto de confiança ao novo secretário de saúde de Petrolina. “O que ocorreu, de fato, foi que o hospital de Salvador se recusou a permitir a vida da criança, não pelas condições da ambulância, mas pela ausência de um técnico de enfermagem, que não foi previamente comunicado ao TFD. Quando houve esta devida comunicação, a ambulância foi até Salvador e a criança já se encontra em Petrolina”, comunicou o líder.