Vereador é surpreendido com chapa incluindo seu nome e termina eleito Presidente da Câmara de Cabrobó

0

Eleição de Câmara sem surpresa parece não ter graça. O pleito realizado em Cabrobó nesta segunda-feira (1) deixou claro que até a hora dos anúncios das chapas, tudo pode acontecer, tudo mesmo. A escolha da mesa diretora da Casa Epaminondas Hipólito Lima, foi uma surpresa até para o presidente eleito.

Com a desistência do atual presidente Roni Russo (Republicanos) de concorrer ao cargo, restava então a Vereadora Virlane Saraiva (MDB), como única candidata. Restava saber se haveria consenso em relação à parlamentar – que até então era da base do Prefeito Galego de Nanai (Avante), ou surgiria outra chapa.

Eis que na hora da abertura da inscrição de chapas, três listas são entregues ao Presidente Roni Russo. No entanto, após o jurídico da casa ser chamado, uma das chapas é retirada antes mesmo do anúncio dos componentes. Quando os dois envelopes são abertos, lá estão como candidatos os nomes de Virlane Saraiva na lista entregue por ela, enquanto na relação repassada pelo líder do governo Marcos de Neuma (DEM) está a surpresa. Paulo Gonçalves (PDT), vereador de oposição, é o indicado pela base como gestor da mesa diretora. A manobra pareceu surpreender até mesmo o próprio parlamentar que parecia constrangido com a indicação.

Durante a votação a surpresa apenas se confirmou, Paulo Gonçalves foi eleito por unanimidade, Presidente da Câmara de Cabrobó para o próximo biênio. Junto com ele foram eleitos João Pedro Novaes (PSB) – Vice-Presidente, Wagner Sarapó (PV) – 2 ° Vice-Presidente, Karla Amando (Solidariedade) – 1ª Secretária e João da Saúde 2° Secretário.

Após ser eleito, Gonçalves reconheceu que até esperou que alguém da oposição fosse indicado em uma chapa, mas não que escolhido fosse ele. “Temos trabalhado o consenso na casa, para que o relacionamento entre os vereadores seja pacífico. Imaginávamos que pudéssemos construir uma candidatura de consenso. Mas eleição de Câmara tem essas surpresas. Mas devido a minhas posições e divergências com o governo fiquei surpreso com a indicação do meu nome¨ declarou.

Sobre qual a sua posição política, após o gesto da bancada do governo, Paulo disse que não é momento de definir lados e sim de aproveitar o que pode ser um bom momento para o legislativo. “Eu acho que a posição do prefeito e do líder do governo, foi de pacificação dessa casa. Eu acho que é assim que devemos ver neste momento, não há porque se falar em outra coisa. A ideia assim como os discursos de todos foi de ter uma Câmara pacífica “, ressaltou.

A nova mesa diretora da Câmara de Cabrobó, deve tomar posse em 1 ° de janeiro de 2023, para um mandato de dois anos.