Vereador pausa tramitação de PL e alfineta aliado de Paulo Câmara: Cadê o povo do filminho?”

0
Foto: Victória Resende

Visando agir com bom senso, diante dos números alarmantes da Covid 19 na região, o vereador Wenderson Batista (DEM) retrocedeu quanto a tramitação na Câmara de Petrolina do Projeto que Lei que pretende incluir os segmentos de bares e restaurantes na lista de serviços essenciais em Petrolina. Em entrevista ao Nossa Voz desta quarta-feira (10), o democrata relatou que a proposta foi formulada após uma reunião com os representantes desses estabelecimentos ocorrida no sábado (06) e apresentada num segundo encontro, ocorrido na última segunda-feira (08) junto com o vereador César Durando (DEM).

“O meu entendimento é que, no momento em que estamos vivendo, não podemos nos dar ao luxo de separar e escolher quem deve viver de quem deve morrer. Eu tirei a conclusão de que: gerou a renda para o cidadão manter a sua família, torna-se essencial”, argumentou. Além da autoria do projeto em questão, Batista subscreveu os PLs que transformam em prestadores de serviços essenciais as academias de ginásticas e templos evangélicos. Nenhum deles foi pautado na Câmara Municipal de Petrolina.

“Tudo está sendo muito rápido. O que conversamos no sábado pela manhã, à noite depois daquele vídeo que o prefeito Miguel Coelho soltou nas redes sociais, caiu por terra. Não poderíamos ser imprudentes e nem a própria Casa. Seria de uma indelicadeza muito grande eu insistir para colocar o projeto, o presidente por seu amigo acatar… Não seria o momento”, classificou.

Mesmo adiando a reformulação da lista de serviços essenciais em Petrolina, Wenderson assegura não ter desistido. “Estamos sensibilizados com todas as categorias e seguimentos, mas, a gente também precisa saber qual é o momento de dar um passo para trás e dois para frente ou ficar parado. Nesses 12 meses de pandemia só teve uma classe que foi escolhida a dedo para ser prejudicada. Ponto. Não vou entrar em celeuma sobre quem está certo ou errado. Eu sei que só teve uma classe, esse segmento abrange músicos, técnicos, muita gente. (…) Tem gente vendendo seus equipamentos para comer, para sobreviver. Isso é muito delicado”.

Sendo assim, diante das limitações para funcionamento dos bares e restaurantes, Batista revelou ter buscado bons exemplos praticados em administrações de outros Estados e Municípios. Entre eles, o vereador citou a Prefeitura do Recife que dará alguns subsídios para empresários do setor, prorrogando o pagamento de alvarás e concedendo descontos em alguns tributos.

Ouvindo a categoria na última segunda-feira, ele repassou para o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, algumas sugestões repassadas pelos seus integrantes. “Não adianta discutir seara estadual ou nacional, esquecendo de Petrolina. Vamos discutir Petrolina que é um ponto maravilhoso para discutir o momento”, reforçou Wenderson, destacando que sugestões a serem implementadas pelo Governo do Estado são repassadas para o deputado estadual, Antônio Coelho (DEM).

Ainda sobre as representações petrolinenses, o vereador aproveitou para alfinetar uma liderança alinhada com o governador Paulo Câmara (PSB). “Cadê o povo que fez filminho, fez storie, um negocinho bem bonito e editado saindo o caminhão lá do Recife parando em Serra [Talhada], em Salgueiro, com as viaturas seguindo. Chegou no Hospital Universitário, na VIII Geres, fez filminho, desceu as caixas… Vocês lembram de tudo isso não é? Eu só quero fazer essa pergunta: Cadê o povo do filminho? Cadê os equipamentos? Eles foram devolvidos? Esses equipamentos são comodatos? Foram comprados? Se foram comprados, estão guardados aonde? Na casa de quem? Alguém está com UTI dentro de casa?”, questionou Wenderson.

Vale lembrar que em 14 de julho de 2020, o deputado estadual licenciado e secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Lucas Ramos, postou em seus perfis nas redes sociais um vídeo comemorando a chegada dos equipamentos que equiparam os 102 leitos do Hospital de Campanha montado pelo Governo de Pernambuco em Petrolina. Relembre aqui: