Vereador perde amigo por falta de UTI e faz alerta sobre covid 19: “Tira vidas com violência”

0
(Foto: Arquivo Nossa Voz)

De luto pela perda de um amigo, o vereador, Ronaldo Cancão, fez um alerta a população de Juazeiro e Petrolina. Segundo o parlamentar, não há vagas disponíveis nas unidades de terapia intensiva, reservadas para pacientes da covid 19. A situação é extremamente dinâmica, ou seja, varia de acordo com o quadro de saúde dos internados, mas , já é realidade na região a superlotação em determinados momentos de busca por leitos com respiradores.

Além disso, uma mensagem de cautela também foi repassada ontem (13) pelo médico juazeirense, Rogério Leal. Ele usou suas redes sociais para chamar a atenção das pessoas sobre o cumprimento do isolamento social.

(Reprodução Facebook)
Hospital de Campanha do Estado

Ao Nossa Voz, Ronaldo Cancão fez um desabafo ao relatar a situação vivida neste final de semana. De acordo com o vereador petrolinense, seu amigo sentiu-se mal na última sexta-feira (10), foi internado na UPA de Petrolina e aguardou até o fim da tarde de domingo por uma vaga de UTI. Quando saiu a regulação para o Hospital São Pedro, em Remanso, o homem já havia falecido.

“Não tinha vaga na UTI nem de Petrolina e nem de Juazeiro. Esse alerta serve para a população, ascendeu a luz vermelha. E eu quero alertar aqui ao Governo do Estado (de Pernambuco). Longe de mim fazer política com a covid 19 ou com a dor das pessoas. Governador (Paulo Câmara), o senhor montou o hospital de campanha há 50 dias. Há 21 dias mandou postar nas redes sociais que Petrolina recebeu 40 respiradores. Está lá o hospital sem sequência de serviço, sem utilização. Os respiradores estão guardados e as pessoas estão morrendo”, reforçou Cancão.

Bahia

Atento a situação regional, o parlamentar ainda cobrou do governador, Ruy Costa, a melhor estruturação da rede de atendimento no norte baiano. “Queria chamar atenção para a irresponsabilidade do Estado da Bahia. A maioria, 50% de quem está na fila das UTIs da nossa região é de Juazeiro. Que tem a minha solidariedade, o povo de Juazeiro e o povo baiano, só que Petrolina tem 340 mil habitantes e tem gente que ainda está brincando, que ainda não acordou para saber que a covid 19 mata, mata rápido. Tira vidas com violência. Por gentileza acorda governador (Ruy Costa), ajude o Estado da Bahia. Cadê o hospital de campanha de Juazeiro? As UTIs de Petrolina estão ocupadas com pacientes de outros estados, vindas da Bahia”, apontou, antes do anúncio da implantação de um hospital de campanha em Juazeiro.

Por fim, o alerta feito por Ronaldo Souza também se estende aos usuários de hospitais particulares. “Quem tem plano de saúde, não imagine que vai ter vaga nas UTIs porque não tem mais na rede privada. Isso é muito sério, compreenda sociedade, fique em casa”.