A sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina, realizada nesta quinta-feira (20), discutiu a construção de uma creche na praça do bairro João de Deus. O vereador Ronaldo Silva (PSDB) destacou que a praça em questão é a única área arborizada do bairro e criticou a proposta de destruir esse espaço para construir a creche. Embora a favor da construção de mais unidades educacionais, ele sugeriu que a creche fosse construída em outro local. Além disso, Ronaldo (PSDB) questionou o vereador Aero Cruz (PDT)por, enquanto presidente da Câmara, ter retirado um requerimento que visava a construção da creche no local.
Em sua defesa, o vereador Aero Cruz (PDT) esclareceu que não houve retirada do requerimento, mas sim sua aprovação pela Casa, com a autorização do prefeito Simão Durando (União). Segundo Aero (PDT), “O requerimento foi aprovado pela casa, foi autorizado pelo prefeito Simão Durando, foi feito o projeto para a construção dessa creche, e nessa praça que está desativada lá no João de Deus é o único lugar que comporta essa creche”. Ele argumentou que o bairro João de Deus tem uma grande demanda por matrículas e que a necessidade de uma nova creche no local é importante para atender a essa população, e reforçou que a construção não deve ser impedida pela resistência de alguns moradores.
A discussão também contou com a intervenção do presidente da Câmara, o vereador Osório Siqueira (Republicanos), que lembrou que a indicação para a construção da creche foi aprovada por unanimidade em dezembro de 2024. Osório reforçou que o projeto foi enviado ao prefeito e à secretária responsável, seguindo as deliberações da Câmara.
O vereador Aero Cruz (PDT), durante a sessão da Câmara, defendeu a necessidade da creche, e afirmou que não pode haver uma decisão que prejudique toda a comunidade por causa da resistência de alguns moradores. “O que não pode deixar é que todos do bairro João de Deus sejam prejudicados por causa de umas pessoas que não querem a construção da creche”, destacou Aero Cruz (PDT). Ele também explicou que, embora tenha sido planejada a construção na praça do bairro, a área onde antes funcionava a associação de moradores não é grande o suficiente para comportar o projeto.
O presidente da Câmara, vereador Osório Siqueira (Republicanos), confirmou que a indicação para a construção da creche foi aprovada por unanimidade em 10 de dezembro de 2024, com 16 votos a favor. A indicação, de número 2070/2024, solicitava ao prefeito Simão Durando e à secretária de educação Rosane Costa a construção da creche na área onde funcionava a associação de moradores, um local considerado mais adequado para a obra.
Porém, o vereador Ronaldo Silva (PSDB) rebateu as falas de Aero Cruz (PDT), que apresentou um vídeo onde o vereador defendia a construção da creche no local da praça. Ronaldo Silva (PSDB) reforçou que a praça não está desativada, e criticou a falta de ação do prefeito para revitalizar o espaço. “É falta de competência do prefeito que não revitaliza a praça”, afirmou. O vereador também se comprometeu a levar a questão até o Ministério Público, para buscar alternativas para evitar a demolição da única praça arborizada do bairro.