Vereador Ronaldo Silva e ONG canadense firmam parceria para fortalecer apoio ao autismo em Petrolina

0

Na manhã desta quarta-feira (12), em entrevista ao Nossa Voz, Diana Bezerra de Menezes dos Santos, representante da ONG canadense Life for Lives, que veio acompanhada do vereador Ronaldo Silva falaram sobre uma parceira que visa fortalecer apoio ao autismo em Petrolina.

O vereador Ronaldo Silva abriu a discussão destacando a importância do tema e sua própria vivência com o autismo. “Política só é boa quando é para servir as pessoas. Durante a campanha, andei por muitos bairros de Petrolina e me deparei com inúmeras mães atípicas que enfrentam desafios enormes no cuidado de seus filhos autistas. Inclusive, eu tenho uma neta que é autista, e isso me fez enxergar essa realidade com outros olhos. Quando vemos de perto, passamos a entender melhor. Foi por isso que decidi abraçar essa causa.”

A parceria entre o vereador e a ONG canadense teve início após Diana acompanhar nas redes sociais uma publicação sobre famílias que enfrentam dificuldades no cuidado de crianças autistas. Sensibilizada, ela entrou em contato e decidiu trazer o suporte da instituição para a cidade.

“A gente tem que fortalecer o que já existe no município, através das associações e movimentos de mães atípicas. Essas mães precisam que suas vozes sejam ouvidas e atendidas. Nós sabemos das dificuldades que todas as famílias enfrentam, desde a aceitação dentro da própria família até as políticas públicas. No Brasil, o diagnóstico do autismo ocorre tardiamente, por volta dos 4 a 5 anos, enquanto em países desenvolvidos ocorre a partir dos 18 meses. Isso faz uma diferença enorme no desenvolvimento dessas crianças.” afirmou Diana.

A ONG Life for Lives, sediada em Toronto, no Canadá, atua há nove anos em diferentes projetos sociais voltados para mulheres com câncer de mama e idosos. Segundo Diana, o envolvimento com o autismo se intensificou em 2021, quando a ONG promoveu um seminário online voltado às mães atípicas.

“No seminário, abordamos questões primárias como distúrbios do sono e alimentação das crianças autistas. Por ser online, conseguimos atingir um público amplo, o que nos mostrou a necessidade de ampliar esse suporte. Agora, estamos aqui em Petrolina para dar continuidade a esse trabalho e entender as necessidades locais.” disse Diana.

O vereador Ronaldo Silva ressaltou a necessidade de unir esforços para garantir avanços nas políticas de assistência às famílias atípicas de Petrolina.

“Precisamos buscar apoio de todos os níveis governamentais. Vou procurar o prefeito, a governadora e nossos representantes na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Nós temos que transformar essa cidade e fazer o melhor para nossas crianças e suas famílias. Precisamos cuidar dos pais e mães para que eles possam cuidar de seus filhos.”

A vereadora Maria Helena também apresentou um projeto de lei para que o município disponibilize o remédio de uso da maconha, o Canabidiol. “Ela entrou com o projeto e eu pedi até para subscrever, porque é importante. É um remédio caro”, destacou o vereador Ronaldo Silva.

Diana também enfatizou a necessidade de avançar nas pesquisas e tratamentos para o autismo.

“Temos hoje estudos que demonstram a influência da alimentação e dos suplementos vitamínicos na melhora das condições dos autistas. No Brasil, ainda estamos iniciando esse processo de exploração e conhecimento, mas o avanço científico internacional pode nos ajudar a implementar soluções mais eficazes.”

Diana ressaltou que a questão do autismo no Brasil ainda é muito recente. “A gente tem a Lei Berenice Piana, de 2012, que foi idealizada por uma mãe atípica e levantou essa bandeira. Foi através dela que, em termos de país, começamos a ter essa visibilidade. Então, nós temos 13 anos de caminhada. É algo muito recente e o Brasil ainda está nesse processo de conhecer e explorar. Mas, através dos estudos internacionais, estamos tendo um grande avanço. É através disso que buscamos essa troca para poder implementar melhorias aqui”, destacou Diana.

A parceria também traz o projeto “Sertão Vivo”, que busca auxiliar crianças carentes do sertão nordestino. Diana mencionou a distribuição de mais de 2.000 kits escolares para crianças da zona rural de Araripina e a doação de kits específicos para mães atípicas de Petrolina.

Ainda nesta semana, será realizada uma reunião com mães atípicas e associações para ouvir suas demandas e discutir os próximos passos.

“Toda caminhada começa com um primeiro passo, e esse passo está sendo dado hoje. Vamos trabalhar juntos para que Petrolina seja uma referência no atendimento e suporte às crianças autistas.” concluiu Ronaldo Silva.