Em entrevista ao programa “Nossa Voz” nesta quinta-feira (20), a vereadora Maria Helena reforçou a importância do plantão 24 horas na Delegacia da Mulher de Petrolina e apresentou novas demandas ao governo estadual. A parlamentar destacou a necessidade da nomeação de uma delegada exclusiva para atender os casos de violência contra a mulher na cidade, especialmente durante o período de carnaval.
“Definitivamente, a questão da gente cobrar de forma severa, assim como cobramos e conseguimos o plantão 24 horas da Delegacia da Mulher, agora vamos solicitar à nossa querida governadora Raquel Lyra a nomeação de uma delegada da mulher aqui para Petrolina. Aproveitando o ensejo do carnaval, vamos também reforçar essa solicitação. É fundamental que tenhamos essa presença feminina na delegacia, para garantir acolhimento e uma investigação mais sensível e eficaz dos casos”, declarou a vereadora.
A vereadora aproveitou para parabenizar suas colegas de câmara, Rosarinho e Claudinha, que têm contribuído para o fortalecimento das políticas públicas para mulheres. Na última semana, Rosarinho apresentou um requerimento solicitando a retomada das audiências públicas na Câmara de Vereadores, especialmente para discutir o tema da violência contra a mulher.
“Eu já tinha apresentado esse pedido no ano passado, mas é natural que sejam renovados. Agora, com a chegada delas, especialmente da Rosarinho, que traz essa pauta forte da mulher, podemos reforçar ainda mais essa luta. Assinamos juntas o requerimento, e esperamos que até maio a Câmara já esteja marcando uma audiência pública para discutir a questão da violência aqui em Petrolina. Precisamos de um espaço onde todas as vozes sejam ouvidas e possamos traçar ações efetivas”, afirmou Maria Helena.
A programação do Instituto Sociocultural do Movimento de Mulheres de Petrolina também foi tema da entrevista. Segundo a vereadora, o instituto, do qual ela faz parte, já prepara uma série de atividades para o mês de março, incluindo a tradicional Semana da Menina e a quinta edição da doação de sangue, marcada para esta sexta-feira (21).
“Esse movimento existe desde 2008 e sempre trouxe ações impactantes, como as passeatas enormes que realizávamos. Agora, como um instituto, a programação está ainda mais rica para celebrar o mês da mulher. Vamos retomar atividades que foram pausadas durante a pandemia, como a doação de sangue, em parceria com o Hemop. Essas ações são essenciais, não só pela importância social, mas também para sensibilizar a população sobre a causa feminina”, explicou.
A vereadora também elogiou o trabalho da secretária estadual da mulher, Juliana Gouveia, que tem levado a experiência de Caruaru para o governo Raquel Lyra. “Finalmente vejo uma secretária da mulher tirando projetos do papel. Juliana já levou nossas demandas diretamente para a governadora, o que me deixa muito esperançosa quanto às melhorias que estão por vir para Petrolina.”
Outro ponto abordado foi a urgência de tornar o atendimento na Delegacia da Mulher mais acolhedor. Segundo relatos de ouvintes do programa, muitas mulheres não se sentem devidamente assistidas ao buscar ajuda no local. Maria Helena sugeriu que a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) instale uma parada de ônibus próxima à delegacia, para facilitar o acesso das mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.
“Como essas mulheres, que muitas vezes não têm dinheiro para um Uber ou táxi, vão conseguir chegar à delegacia? É preciso pensar na segurança e no acolhimento desde o momento em que elas decidem pedir ajuda. Vamos cobrar essa melhoria, pois a delegacia com plantão 24 horas só terá o efeito esperado se todas puderem acessar esse serviço com segurança”, concluiu a vereadora.
A vereadora reforçou que a luta contra a violência de gênero deve ser constante e integrada, unindo os esforços da delegacia, da Secretaria da Mulher e de outras instituições. Para ela, além de punir os agressores, é fundamental oferecer assistência psicológica e social às vítimas e suas famílias, garantindo que elas possam reconstruir suas vidas com dignidade e apoio.