Na sessão desta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Petrolina, os vereadores aprovaram três matérias de autoria do Poder Legislativo. O Projeto de Lei nº 003/2021, que determina a capacitação em Noções de Primeiros Socorros dos funcionários das academias de ginástica e similares da cidade de autoria de Rodrigo Araújo; o Projeto de Lei nº 004/2021 que determina que as Academias de Musculação, CrossFit, Treinamento Funcional com sede no município exibam placas, cartazes ou banners sobre os malefícios de anabolizantes e outros esteroides de autoria do mesmo vereador e o Projeto de Lei nº 058/2022 que Institui o dia 15 de novembro como a data do aniversário do Bairro José e Maria, proposto por César Durando e subscrito pelo Capitão Alencar.
Ainda nesta manhã os parlamentares apresentaram suas impressões acerca da visita realizada recentemente ao Hospital Universitário de Petrolina. À convite da direção e de representantes do corpo técnico da unidade, 10 vereadores foram ao local aprofundar seus conhecimentos acerca do funcionamento do local.
“Observamos que nos últimos anos, que pesem aí os diversos desafios deste Hospital Universitário, portanto uma gestão federal, o nosso povo tem encontrado ali uma alta qualidade de profissionais médicos, da área da saúde, e uma estrutura que tem salvado vidas”, afirmou o vereador Gilmar Santos.
Em seu discurso, o parlamentar também reconheceu as dificuldades enfrentadas pela população, vítimas, segundo Santos, pelo fato do local ser referência para o atendimento de 53 municípios. “Os prefeitos desses municípios não cumprem seus papeis, muitas vezes compram recursos para comprar ambulâncias simplesmente para trazer o povo para Petrolina, para o HU, quando na verdade deveriam estruturar hospitais dentro dos seus municípios. Que fossem hospitais para pequenos procedimentos, mas já iria desafogar o HU”, criticou.
Ainda dentro da pauta da saúde pública, além do relatório acerca da visita, houve a denúncia feita pelo vereador Capitão Alencar sobre a morte de um bebê no Hospital Dom Malan. “Mais uma vez, tivermos a perda nos últimos dias de um recém nascido de 14 dias no Hospital Dom Malan. Esse vereador foi procurado pela família. A criança nasceu de um parto prematuro e ficou em busca de uma UTI numa rede conveniada. Ou seja, na Rede PEBA. E mais uma vez não conseguiram um leito de UTI para esta criança e acabamos perdendo mais uma vida petrolinenses, porque muitos e muitos municípios fora do Vale do São Francisco estão trazendo essas pessoas e os nossos petrolinenses estão morrendo. Então fica aqui, mais uma vez, o meu repúdio a essa rede PEBA que realmente está sendo PEBA, não está dando certo. E a gente pede mais uma vez que possamos marcar uma audiência pública para discutirmos essa rede em nossa região”, cobrou.