Vai ter bate chapa na Eleição da Câmara de Cabrobó! A votação para a escolha da mesa diretora para biênio 2023/2024, na Câmara Municipal de Cabrobó marcada para a próxima segunda (1), parecia se encaminhar para uma votação de consenso em torno do nome do atual presidente Roni Russo (Republicanos).
No entanto, eis que na última segunda-feira (25), o ex-vereador e ex-presidente do legislativo, Dim Saraiva (MDB), usou as redes sociais para anunciar a candidatura de sua irmã, a vereadora Virlany Saraiva (MDB). O detalhe é que tanto Roni como Virlany são – pelo menos até agora, membros da base do Prefeito Galego de Nanai (Avante), que afirmou durante entrevista ao Nossa Voz em junho, de que não iria intervir no embate pela presidência da Câmara e esperava que houvesse consenso entre os parlamentares do seu grupo político.
Questionado pela reportagem da Grande Rio FM Cabrobó, o prefeito disse ainda acreditar em um entendimento em prol de um nome. “Eu acho que os 13 vereadores têm o direito legítimo de pleitear a presidência. Todos eleitos têm esse direito de almejar esse cargo. Mas eu acredito que todos eles têm a sabedoria para encontrar um consenso interno. Eu acho que vão conseguir se entender. Rony é candidato, Virlane se colocou como candidata mas eu acredito que até segunda-feira consiga-se um consenso e eleição seja chapa única” disse.
Animada com a disputa pela presidência, Virlany Saraiva acredita que tem as qualidades para vencer o pleito e assumir direção do legislativo municipal. “Conversando com Dim Saraiva, já que eu acompanho todas as decisões dele, também conversando com o Vereador João da Saúde, entendo que são 13 vereadores e todos tem o anseio de ser presidente. Sou mulher e venho com um trabalho de políticas públicas e tenho o desejo de ser presidente. Espero ter o apoio e se Deus quiser vai dar certo segunda-feira “, comentou.
Já o atual presidente e candidato à reeleição, Roni Russo disse encarar com naturalidade a candidatura de Virlany Saraiva, no entanto ainda acredita que pode haver um entendimento. “Não vejo com surpresa a candidatura da vereadora Virlany, até porque ela já havia expressado esse desejo, tanto ela como seu líder o ex-vereador Dim Saraiva. Mas acredito que podemos conversar e construir, com as ideias dela, juntar com as minhas e ter uma chapa de consenso com o entendimento dos vereadores da base e juntos administra essa casa nos próximos dois anos “, ressaltou.
A eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de Cabrobó, está agendada para a próxima segunda-feira (1), às 18:30. Segundo o atual regimento, as chapas podem ser apresentadas na abertura da sessão.