Vereadores de Petrolina se reúnem para Sessão Ordinária de início dos trabalhos legislativos

0

Nesta quinta-feira (06/02) a Câmara Municipal de Petrolina deu início às atividades do novo ano legislativo. A sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolina foi aberta por volta das 9h30 pelo presidente da Casa, o vereador Osório Siqueira, que deu boas-vindas ao Prefeito Simão Durando e ao vice-prefeito Ricardo Coelho. O primeiro ato da sessão seguiu com o discurso do prefeito Simão Durando, que saudou os vereadores presentes e destacou a importância da parceria entre o Executivo e o Legislativo para o desenvolvimento da cidade.

Simão Durando aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho realizado pela Câmara Municipal, com destaque para os projetos apoiados pela Câmara, como a reforma administrativa realizada em seu governo e a doação de terreno para a construção da Fundação Altino Ventura. O prefeito também fez questão de ressaltar o expressivo apoio recebido nas periferias e no interior de Petrolina, e afirmou que sua gestão continuará unida ao legislativo para atender às demandas das populações mais necessitadas da cidade.

Na sequência, o vice-prefeito Ricardo Coelho também discursou, enfatizou que este mandato será de muito trabalho. “Vamos trabalhar para fazer em quatro anos o que foi feito em oito anos”, disse Coelho, que reforçou o compromisso da gestão em continuar atuando para transformar a cidade. O vice-prefeito ainda fez um apelo aos vereadores para somar forças e atuar juntos na busca por melhorias para Petrolina.

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Gabriel Menezes (PSDB) registrou as ausências de dois colegas parlamentares. Aero Cruz justificou sua falta devido a um compromisso inadiável relacionado ao seu mandato, enquanto Zenildo Nunes enviou um ofício informando que não estaria presente na sessão. Apesar dessas ausências, a sessão seguiu com a participação dos demais vereadores.

Em seu discurso, o vereador Gabriel Menezes (PSD) destacou o início do mandato. “Desde que conquistamos o mandato, as demandas já começaram a chegar, e imbuídos da missão de representar o nosso povo que a gente retoma o nosso mandato e que a gente chega com a esperança renovada de 2025 a 2028”. Ele enfatizou a vontade da nova Câmara de trabalhar com dedicação e compromisso, e afirmou que a população de Petrolina reconhecerá os vereadores que realmente buscam fazer jus à confiança recebida. “Que Deus nos oriente a fazer os melhores mandatos que a Casa Plínio Amorim já viu”, concluiu o vereador.

Durante a sessão da Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Wanderley Alves (PDT) fez um discurso emocionado, afirmando que “os humilhados foram exaltados”. Ele voltou a lembrar da eleição da mesa diretora da Câmara de Petrolina, logo após a posse dos vereadores em primeiro de Janeiro, onde a chapa em que compõe como 2º secretário saiu vencedora da eleição . “Agora espero que comecem os trabalhos e as representatividades na Câmara”, disse Alves.

A vereadora Rosarinha Coelho (União Brasil), que foi indicada como a nova líder do União Brasil na Câmara, também fez o seu pronunciamento e ressaltou que as urnas deram ao prefeito Simão Durando e aos vereadores a responsabilidade de conduzir os trabalhos em Petrolina. Ela se dirigiu especialmente às mulheres da cidade, e prometeu ser uma defensora dos direitos das mulheres de Petrolina. 

Gaturiano Cigano (PV) relembrou a mudança de apoio para a base do governo em janeiro de 2025, e mencionou a conversa com o prefeito Simão Durando sobre a necessidade de caminhar juntos. “Fui taxado porque conversei com o prefeito Simão Durando, onde eu falei com ele ‘se a gente pensar da mesma forma, e agir do mesmo jeito, estaremos caminhando juntos’”, disse Gaturiano.

O vereador da oposição, Gilmar Santos (PT) aproveitou sua fala para reforçar os princípios democráticos e a defesa da dignidade humana, destacou que a democracia é o espaço para a construção de diálogos e lutas por justiça. O vereador fez críticas ao prefeito Simão Durando, e falou sobre o estado da saúde no município. “São mais de 2 bilhões este ano para ser investido na saúde, que está precarizada e abandonada”.

Reformulação da Lei Orgânica e do Regimento Interno da Câmara

Durante a sessão da Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Ronaldo Cancão (Republicanos) elogiou o trabalho dos funcionários da Casa Plínio Amorim e destacou uma das maiores agendas da Câmara: o primeiro Fórum Nacional “Vida ao Velho Chico”, que ocorrerá em setembro e contará com a participação dos governadores de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Além disso, Cancão mencionou a reformulação da Lei Orgânica e do Regimento Interno da Câmara, destacando que, sob a liderança do presidente Osório Siqueira, um advogado foi contratado para a revisão desses documentos, com a expectativa de sua aprovação no aniversário de Petrolina. Ele também reafirmou o compromisso da Casa com a implementação das novas mudanças.

O presidente Osório Siqueira retomou a palavra para reafirmar o compromisso de modernizar e aprimorar o funcionamento da Casa, e destacou que essas reformas são fundamentais para garantir um trabalho mais eficiente e transparente no Legislativo municipal. O vereador Josivaldo Barros (Republicanos) também lembrou a importância do trabalho coletivo, e ressaltou que nada se faz sozinho na Câmara e que a colaboração entre os vereadores é essencial para o sucesso de qualquer projeto.

A sessão contou ainda com as falas dos vereadores Gilberto Melo (União Brasil) e Marcos Amorim (Republicanos), que reforçaram o compromisso da nova Mesa Diretora em trabalhar com dedicação por Petrolina. Ambos destacaram a importância de honrar os votos recebidos e colaborar para o bem da população.

Por fim, Osório Siqueira encerrou a sessão, agradecendo a presença de todos os vereadores e comunicou que na próxima sessão será feita a votação para definir os líderes das comissões competentes da Câmara, dando continuidade ao processo de organização das atividades legislativas.