Vereadores denunciam liderança que tentar “chantagear” políticos com prints e áudios captados em conversas de WhatsApp

0

Sem projetos em pautas, os vereadores de Petrolina aproveitaram a sessão desta terça-feira (19) para reforçar seus requerimentos e indicações. Antes de iniciar a sessão, entretanto, eles fizeram um minuto de silêncio e, através de uma moção de pesar proposta pelo vereador Ronaldo Silva, homenagearam o líder comunitário Chicão, do bairro João de Deus, que faleceu ontem (18), vítima de um infarto fulminante. 

Entre os assuntos debatidos, o vereador Wenderson Batista fez questão de relembrar as verdadeiras lideranças de Petrolina, citando o próprio Chicão e relembrando o Comissário Jorge, que por muitos anos representou a Vila Marcela. Ele também elogiou a conduta de Antônio Aurélio, Gordo como é mais conhecido, e Hailton do Jardim Petrópolis. Mas também fez questão de condenar aqueles que utilizam as demandas da região onde vivem para tentar levar vantagem em cima dos políticos de Petrolina e citou um caso recente que vivenciou. 

Segundo Batista, ao tentar orientar um homem que buscava atendimento para a filha num hospital particular credenciado junto a Secretaria Municipal de Saúde, ele foi julgado de forma indevida por esse suposto líder comunitário. Isso causou revolta no vereador que prometeu vigiar a conduta desse homem de forma permanente. 

“Eu já puxei a vida pregressa dele. Ele adorava um agrado financeiro. É porque as cobras criadas já sabem que não dão mais. Ele vive iludindo pessoas de grupos que tem mães que têm alguns problemas e eu vou andar na regulação agora diariamente. Por sinal, ontem eu fui lá. Quero vê-lo e presenciar ele lá. Vocês sabem que em órgão público, como no Detran, o que mais tem despachante, né? É uma profissão oficializada, beleza? O cartório tem despachante, área Imobiliária tem despachante, que é o corretor. Agora, eu não conheço despachante nesses serviços (TDF) e aqui tem uns engraçadinhos que se dizem líderes comunitários. E digo, pode avisar que ele nunca mais vai sair no sol, porque eu vou ser uma sombra na vida desse cara”, prometeu.

O vereador Ruy Wanderdey compartilha da mesma desconfiança sobre a liderança em questão e ainda alertou os colegas sobre a exposição de conversas privadas em redes sociais. ” Essa mesma pessoa está pegando as nossas mensagens, os áudios e mandando para todos os grupos. Então, isso serve de alerta para que cada um de nós, vereadores, tenhamos muito cuidado quando atendemos uma pessoa através de mensagem ou de áudio”.

Já Ronaldo Silva Silva trouxe um caso ainda mais grave, onde houve a oferta de votos mediante vantagem financeira, feita por esse mesmo líder apontado por Wenderson e Ruy. “Tem um picareta mesmo fazendo isso, gravando o áudio pedindo dinheiro aos vereadores e quando há a negativa, ele fica colocando o áudio e mensagem nos grupos de WhatsApp. Vai trabalhar rapaz. Ele usa a sensibilidade das pessoas que precisam. Vai na Secretaria de Saúde e faz chantagem, manda áudio do secretário de governo, do chefe de gabinete da prefeitura para os grupos. Ele também está usando essas pessoas para vender um grupo de WhatsApp, dizendo que ele é liderança e vai dar o voto delas ao vereador. Meu amigo, ninguém quer comprar voto aqui não, a gente tem que trabalhar para conquistar o voto das pessoas Então, procure outra coisa para fazer, não fique querendo fazer chantagem com o vereador porque aqui o buraco é mais embaixo”.

Apesar das críticas contundentes, o nome da suposta liderança em questão não foi revelado pelos vereadores.