A Universidade Federal do Vale do São Francisco recebeu ontem(13) a nomeação feita pelo ministro da educação Abraham Weintraub de Paulo César Fagundes Neves para exercer o cargo de Reitor Pro tempore. A Portaria nº 384 foi assinada na última sexta-feira (09) mas foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União.
No programa Nossa Voz, desta terça-feira (14), o professor Télio Nobre Leite vice-reitor, falou das expectativas com a nomeação e fez um balanço de sua gestão.
Segundo ele, deixa o cargo com um sentimento “ambíguo”, de dever cumprido, mas com vontade de fazer mais. “Colocamos o nome junto com a professora Lúcia Maria, para avaliação da comunidade acadêmica. Estamos em primeiro lugar na lista tríplice, aguardando o desfecho do processo judicial para que o MEC possa dar prosseguimento a sua análise e escolher um dos três nomes que estão lá”, explicou.
Nomeação
A nomeação do reitor temporário já era esperado pela reitoria, tendo em vista, a pandemia que o país enfrenta. No final de março a reitoria já havia sido comunicada dessa possibilidade,.
De acordo com ele, o reitor Julianeli Tolentino, se colocou a disposição para continuar no cargo durante o período, até que a situação judicial se resolvesse, porém, a escolha do Ministro foi contrária.
Processo eleitoral
Os professores Telio Leite e Lúcia Marisy, atuais vice-reitor e pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram os escolhidos pela comunidade acadêmica para os cargos de reitor e vice-reitora do quadriênio 2020-2024. Na consulta realizada nos sete campi dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, a Chapa 3 – Univasf Pública, Democrática e Inclusiva, pela qual se lançaram candidatos, conquistou 56,26% dos votos dos discentes, docentes e técnicos da instituição, resultado que lhes garantiu definir a eleição sem ir para segundo turno. As outras três chapas que participaram do pleito obtiveram, respectivamente, 34,76%; 6,25% e 2,73%
Lista tríplice
Sobre a expectativa para a tramitação jurídica relativa a lista tríplice, ele explica que os prazos da justiça estão suspensos, mas que está confiante, que a sentença de mérito será favorável.
O resultado da consulta à comunidade acadêmica norteou a decisão do Conselho Universitário (Conuni), a quem compete a elaboração da lista tríplice, que será avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), visando à nomeação do próximo reitor da Univasf.
O mandato do atual dirigente da instituição, Julianeli Tolentino encerrou em março de 2020. Durante o processo eleitoral duas das chapas, entre as quatro que disputaram o pleito, defenderam que somente apresentariam as suas candidaturas para composição da lista tríplice.