Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (8) uma equipe de fiscalização da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), acompanhada pela Guarda Civil Municipal, interceptou um veículo que vinha de Rajada sentido Petrolina com carnes suínas e caprinas em armazenamento impróprio e sem registro de abate. O responsável pelas carnes foi conduzido à delegacia.
Durante a operação foram apreendidos 10 quartos de carneiro retalhado, um carneiro e um porco inteiro, todas as carnes foram confiscadas e levadas pela fiscalização. Os alimentos seriam comercializados em Petrolina, no entanto, não apresentavam registro de abate, o que configura como ação clandestina. Além disso, o armazenamento dos produtos não seguia as orientações de higiene.
O combate à clandestinidade no abate e comercialização de carne, e demais produtos derivados de animais, tem se intensificado no município, a população também tem contribuído para que isso aconteça. “Temos uma parceria muito boa com a população, onde está ciente que a comercialização de alimentos sem os devidos registros pode comprometer à saúde de quem consome estes produto. Nossas ações estão sendo bem sucedidas porque a população tem denunciado, isso é fundamental para nós”, destacou o diretor-presidente da Agência Municipal da Vigilância Sanitária, Marcelo Gama.
A população pode denunciar através do 153, número da Guarda Civil Municipal, e também do 156, da Ouvidoria Municipal que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.