Promover a divulgação científica de pesquisas desenvolvidas na área de plantas medicinais. Este é objetivo do VII Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf), que será realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a partir desta quarta-feira (4). O evento, que acontece a cada dois anos, é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB) e ao Colegiado de Farmácia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia). O Plamevasf acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA) até sábado (7).
A programação do Plamevasf abrange cursos, palestras e apresentações de trabalhos científicos, que irão abordar temáticas em diversas áreas, como botânica, farmacologia, fitoterapia, química, microbiologia e demais áreas relacionadas à pesquisa de plantas medicinais. O simpósio conta com a participação de palestrantes de instituições de várias regiões do país, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazônia. Este ano, o evento conta com 450 participantes inscritos e 300 trabalhos aprovados.
As atividades terão início, às 14h desta quarta-feira (4), com a realização de cursos ministrados por pesquisadores de várias instituições do Nordeste. A conferência de abertura do simpósio será ministrada pela professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Vanderlan da Silva Bolzani, a partir das 19h. Ela irá falar sobre o tema “Biodiversidade e o universo fascinante dos produtos naturais: pequenos ou grandes, sempre notáveis”.
Na sexta-feira (6) haverá a palestra “Natural Products: Inexhaustible Source of Inspiration for New Synthetic Drugs”, que será proferida pelo professor Noureddine El Aouad, da Universidade Ibn Zohr, no Marrocos. Até o sábado (7), acontecerão apresentações orais de trabalhos científicos, e palestras com pesquisadores de diversas instituições.