Vírus novo semelhante ao da Covid pode atacar humanos, diz cientista

0
French engineer-virologist Thomas Mollet harvests a culture supernatant containing the SARS-CoV-2 which has been amplified/multiplied on mammalian cells in a flask, under a biosafety cabinet at the Biosafety level 3 laboratory (BSL3) of the Valneva SE Group headquarters in Saint-Herblain, near Nantes, western France, on July 30, 2020. - Could the Covid-19 vaccine be found by a biotechnology company in western France, far from major global research centers? The hypothesis is more than plausible for the British government, which has just signed an important agreement with it. (Photo by JEAN-FRANCOIS MONIER / AFP)


Um novo vírus que está em circulação selvagem em países da Ásia e da Europa Oriental pode infectar humanos e ser resistente às vacinas atuais. A descoberta é de pesquisadores dos Estados Unidos e foi divulgada em um estudo publicado, recentemente, na revista PLoS Pathogen.

De acordo com o professor da Washington State University Michael Letko, o vírus pode “representar uma ameaça à saúde global e às campanhas de vacinação em andamento contra o Sars-CoV-2″. O Khhosta-2, como é chamado, pertence à família dos coronavírus, mas ainda não há evidências de que tenha contaminado humanos.

O vírus havia sido identificado pela primeira vez há dois anos em morcegos na Ásia. Na época, não foi considerado como ameaça aos humanos. Porém, depois de investigá-lo, o grupo do professor Michael Letko concluiu que há possibilidade de o patógeno pular de uma espécie para outra, chegando aos humanos exatamente como ocorreu com o Sars-CoV-2.

De acordo com os pesquisadores, é urgente aumentar os esforços para desenvolver vacinas mais abrangentes, que consigam combater todos os vírus semelhantes. (Fonte: Bahia Notícias) (Foto: Reprodução)