Zona Azul: Encontro  levantou  propostas para serem apresentadas em audiência pública  na Câmara Municipal

0

Setores do comércio, indústria e serviços de Juazeiro participaram, nesta quarta-feira (3), de uma reunião no Rapport Hotel para discutir o retorno da Zona Azul no centro da cidade. O encontro foi promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas), Sindicato dos Comerciários, Associação das Empresas do Distrito Industrial do São Francisco (AEDISF) e Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes de Juazeiro (SINDHAJ).

A mesa que articulou e conduziu o debate foi composta por Carlos Neiva (presidente do Sindilojas), Maraisa Carvalho (presidente do SINDHAJ), Richardson Max (representante da AEDISF), Fábio César (presidente do Sindicato dos Comerciários) e Antônio Elder (diretor da CDL Juazeiro). 

“O setor de hospedagem e alimentação também sente os efeitos diretos da Zona Azul. Precisamos de um modelo que favoreça a permanência dos clientes nos estabelecimentos sem que o estacionamento se torne um obstáculo para o consumo e o turismo em Juazeiro.” destacou Maraisa Carvalho.

Carlos Neiva, presidente do Sindilojas,  reforçou o equilíbrio como princípio do novo desenho. “A Zona Azul deve ser um instrumento de organização, não de penalização. Nosso compromisso é construir uma solução justa para comerciantes, comerciários e consumidores.”

O presidente da CDL, Antônio Elder, destacou a força da construção coletiva.“Foi um debate qualificado, em que cada setor trouxe preocupações e soluções. Precisamos de um modelo que garanta mobilidade sem afastar os clientes do centro e que fortaleça o varejo local.”

“Os comerciários são diretamente impactados pela Zona Azul, porque dependem diariamente do acesso ao centro. Defendemos um modelo que leve em conta não só os clientes, mas também os trabalhadores, garantindo condições justas e acessíveis para todos.” enfatizou Fábio César.

Entre as contribuições apresentadas pelos participantes, destacaram-se: modernização e digitalização do sistema (app com meios de pagamento diversos), tolerância inicial para embarque/desembarque, revisão e transparência das tarifas, políticas específicas para carga e descarga, revisão do perímetro, e criação de espaços livres para trabalhadores do comércio

O relatório consolidando as sugestões apresentadas será apresentado na audiência pública sobre a Zona Azul, que ocorrerá na próxima terça-feira (9), na Câmara Municipal de Juazeiro. “É importante a participação de todos que estiveram aqui hoje nessa audiência pública que é onde poderemos defender as nossas sugestões”, afirmou  o representante da AEDISF, Richardson Max.

Assessor de comunicação do Sindilojas Juazeiro