Saber o endereço de alguém em Araripina está difícil, as pessoas confundem até mesmo o próprio endereço. Mas um plano de divisão de bairros da prefeitura pode mudar esta situação e pode tornar tudo muito fácil até para pôr em prática projetos de políticas públicas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano já enviou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei de uma nova opção de reordenamento do espaço geográfico da cidade.
A gestão pública diz que o município tem enfrentado problemas por causa da dificuldade de comunicação, devido ao crescimento urbano com a presença dos loteamentos, o que vem dificultando os trabalhos administrativos para o poder público e para os cidadãos, como na localização de imóveis, criando uma série de sobreposições de perímetros e bagunça completamente os cadastros da Prefeitura, dos Correios, da Junta Comercial e da Receita Federal, de modo que cada órgão tem uma relação de bairros diferente. “Hoje a população não sabe com clareza os limites dos bairros. E isso é importante não só no sentido simbólico, mas também para a gestão da cidade. Esse não foi um estudo feito do escritório, os moradores foram consultados, o que foi um importante indicador para a delimitação dos bairros”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Wilton Pereira.
De acordo com o prefeito Raimundo Pimentel, antes de ser votado, o projeto será debatido com a população através de plenárias e audiências públicas. “Vamos aprofundar o debate com a comunidade sobre o assunto, inclusive queremos propor que cada bairro do município tenha um Código de Endereçamento Postal (CEP) individual para facilitar a entrega de cartas e encomendas e automatizar o sistema de separação e encaminhamentos de objetos postais”, disse.