O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) está com todas as suas unidades judiciais mobilizadas para participar da 6ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que acontece até 27 de maio. A ação acontece no Judiciário Trabalhista de todo o país.
O encerramento nacional da mobilização vai acontecer na sede do TRT-6, em evento que será realizado na sexta-feira (27/5), às 16h30, na sala de sessão do Pleno, com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho Breno Medeiros. Também haverá transmissão ao vivo, desta vez pelo canal do TRT-6 no YouTube. “Conciliar para Recomeçar” – Promovida anualmente pelo CSJT, em parceria com os TRTs de todo o Brasil, a 6ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista terá o slogan ”Conciliar para Recomeçar”.
A edição deste ano marca a retomada das atividades presenciais no Judiciário Trabalhista. Por conta da pandemia, a Semana deixou de ser realizada em seu formato original em 2020 e 2021. Por isso, o slogan “Conciliar para Recomeçar” busca destacar o retorno gradual à normalidade como uma possibilidade de recomeçar sem conflitos judiciais.
Conciliação
A solução consensual de conflitos é uma das principais políticas da Justiça do Trabalho e é incentivada desde o início da tramitação processual. A tentativa de conciliação ocorre o ano inteiro, mas, durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, a Justiça do Trabalho soma esforços para auxiliar as partes na solução de seus conflitos e, com isso, ampliar o número de audiências de conciliação para alcançar o maior número possível de acordos.
O TRT da 24ª Região criou um vídeo mostrando o caminho para a conciliação de um processo trabalhista. No TRT6 – Para participar dessa edição, busque a vara do trabalho onde seu processo tramita ou entre em contato com o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da sua região.
A lista de contatos de todos os Cejuscs instalados em Pernambuco está disponível na página da Conciliação Trabalhista e os das VTs, na aba do portal do TRT-6 “Fale Conosco”. É possível entrar em contato por meio dos canais de atendimento: e-mail, Balcão Virtual, Petição Conjunta, formulário virtual, telefone ou mesmo por atendimento presencial. Por fim, vale lembrar que a ação trabalhista pode ser objeto da conciliação em qualquer fase de tramitação.