Foto: Pixabay
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) firmou parceria junto ao Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, com o objetivo de enfatizar a necessidade da sensibilização quanto à prevenção do suicídio. Tal campanha, referente ao Setembro Amarelo, envolve tanto as redes sociais quanto os telões dos estádios pernambucanos nos jogos de futebol realizados no estado durante este mês.
Sendo o esporte uma grande ferramenta catalisadora de transformações sociais, a FPF reconhece a importância de se envolver de forma direta na campanha do Setembro Amarelo. Neste sentido, vale destacar que futebol é uma prática que tem o papel de trazer oportunidades a crianças, adolescentes e jovens, abrindo a eles portas para o desenvolvimento pessoal.
Iniciado no Brasil em 2015, o Setembro Amarelo tem o intuito promover a conscientização a respeito do suicídio, assim como evitar que pessoas tirem as próprias vidas. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em levantamento executado em 2019, são mais de 14 mil casos de suicídio por ano no Brasil. Isso significa que, em média, são 38 brasileiros dão fim à própria vida por dia. Neste cenário, também é muito relevante o incentivo ao acolhimento por parte de familiares, amigos e colegas.
Caso precise de ajuda, ligue gratuitamente para 188 ou 100.