A Neoenergia Coelba registrou 175 ocorrências devido às ligações irregulares, os famosos “gatos de energia”, no primeiro trimestre deste ano, em toda a Bahia. A prática, considera ilegal, pode causar sobrecarga na energia elétrica, além de possíveis danos aos fios. O gerente da Receita da distribuidora, Rodrigo Almeida, fez um alerta à população baiana por conta dos riscos provocados pelo furto.
“O furto de energia é uma prática que vem sendo combatida diariamente pelas equipes da Neoenergia Coelba em toda a Bahia. A população precisa saber que ninguém ganha com as ligações clandestinas, que são ilegais, inseguras e provocam interrupção de energia”, destacou Almeida.
As ações de combate ao furto de energia realizadas pela Neoenergia Coelba têm como objetivo mitigar os riscos gerados pela prática ilegal. Além dos perigos relacionados à segurança, as ligações clandestinas podem provocar interrupções em residências, unidades comerciais, hospitalares e até em indústrias.
Balanço primeiro trimestre
As ações de combate ao furto realizadas pela Neoenergia Coelba resultaram na remoção de 31.236 ligações irregulares de energia em toda a Bahia nos três primeiros meses de 2023. O volume significa que, em média, 347 fraudes foram encontradas pelos profissionais da distribuidora por dia no primeiro trimestre do ano. A concessionária estima que a energia recuperada nas ações de combate ao furto de energia foi de 92 milhões de quilowatt/hora, que seria suficiente para abastecer todo o município de Feira de Santana – o segundo maior do Estado, durante 45 dias.
O número de ligações irregulares encontradas no primeiro semestre de 2023 foi cerca de 11% superior ao volume removido nos três primeiros meses de 2022 (28.584).
(Foto: Assessoria Neoenergia Coelba/Divulgação)