O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), assinaram, nesta quarta-feira (12), um contrato com a Caixa Econômica Federal para empréstimo de R$ 1,7 bilhão para o financiamento de obras no estado. A assinatura aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, sede do governo federal.
O empréstimo foi realizado com garantia da União e os recursos foram obtidos por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Segundo a Caixa, é o maior contrato de empréstimo com recursos próprios do banco para um ente subfederativo.
Segundo a governadora, esse dinheiro vai ser somado a outro empréstimo, de R$ 900 milhões, também obtido pelo estado.
“Ele vai ser utilizado para rodovias, para acesso à água, segurança pública, construção de maternidades e requalificação dos nossos hospitais públicos; além do investimento em equipagem e manutenção das nossas unidades de segurança pública”, afirmou Raquel Lyra, em entrevista coletiva após à assinatura do contrato.
O prazo total de financiamento é de 120 meses, com 12 meses de carência, contados a partir da data de assinatura.
De acordo com a Caixa, que gerencia o Finisa, o programa é destinado ao financiamento de projetos para o desenvolvimento sustentável dos municípios e para a melhoria da qualidade de vida da população.
“A gente, por muito tempo, investiu muito pouco, e para a gente enfrentar desigualdade, que é hoje o principal problema de Pernambuco, a gente precisa gerar oportunidades e alavancar novos investimentos a partir de obras que só estão sendo colocadas de pé em razão desses investimentos que estão sendo garantidos pelos bancos públicos do Brasil”, declarou Raquel Lyra.
Fonte: G1 Pernambuco