O Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, comemorou nesta terça-feira (01) 28 anos de implantação.
Numa celebração especial, profissionais de saúde e mães atendidas pelo BIAMA dentro do HDM, participaram do momento de comemoração na Praça do Jambo, com direito a bolo e a mascote do banco.
A comemoração inicia oficialmente a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Este ano, o tema é: “Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham. Para marcar a data, foram distribuídos laços dourados simbolizando o leite materno como “ouro” que alimenta.
“O Hospital Dom Malan tem uma maternidade que recebe mães de alto risco e tem os bebês prematuros que ficam internados na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru recebem leite doado ao BIAMA. Além disso, nossa equipe dá todo apoio e orientação às mães em dificuldade para amamentar, não só do hospital, mas de toda a cidade”, enfatiza a coordenadora do BIAMA, a pediatra Flávia Guimarães.
Doadoras
O BIAMA precisa de doadoras para manter o estoque regular e garantir leite para os bebês prematuros do HDM. As mulheres interessadas em fazer doações de leite ao Biama podem ligar para o telefone da instituição através do número (87) 3202-7002. Também é possível ir até o Banco de Leite com o cartão de gestante que funciona no Hospital Dom Malan, das 7h às 18h. Após o cadastro, a doadora receberá um kit, toucas, potes de vidros e máscaras, além de orientações para realizar a coleta e armazenamento de leite.
Funcionamento do BIAMA
O Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (BIAMA) do HDM funciona todos os dias para apoiar as mães com dificuldade de amamentação. O banco também recebe doação de leite humano de doadoras voluntárias, que é pasteurizado e alimenta os recém-nascidos prematuros internados no Hospital Dom Malan.
Programação Semana Mundial do Aleitamento Materno
A Semana Mundial do Aleitamento Materno prossegue dos dias 2 a 4 com o I Simpósio Regional do Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan/ ISMEP no Auditório da Biblioteca da UNIVASF. No dia 2, no horário das 14h às 16h30. No dia 3 o evento acontecerá das 8h às 17h.
O encerramento acontecerá dia 4 num momento cultural: O “Forró do Peito”, com apresentação da Quadrilha Junina Chora Não Bebê, no Espaço de Convivência do Hospital Dom Malan.
Fonte: Assessoria de Comunicação do HDM / ISMEP