Pernambuco autoriza municípios a aplicarem segunda dose da vacina bivalente contra Covid-19; veja grupos contemplados

0

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) publicou, nesta quarta-feira (6), uma nota técnica autorizando os municípios a aplicarem uma segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. A medida tem como público-alvo pessoas com 60 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos a partir dos 12 anos que tenham recebido a última dose de imunizante há, no mínimo, seis meses.

No Recife, a prefeitura informou que as doses já estão disponíveis. A lista dos locais de imunização pode ser consultada na internet.

A autorização foi dada dias após o estado registrar um aumento de quase 800% no número de casos da doença em novembro.

De acordo com o documento, a nova recomendação da SES segue uma orientação do Ministério da Saúde, que, nos últimos dias, registrou alta de notificações no Ceará, onde foi identificada a circulação de novas subvariantes da ômicron.

Atualmente, para receber a vacina bivalente – que protege tanto das primeiras variantes do vírus, quanto da ômicron e subvariantes -, é necessário ter tomado, ao menos, as duas primeiras doses de vacina contra a Covid-19 há, no mínimo, quatro meses.

O imunizante é oferecido para a população maior de 18 anos e pessoas acima de 12 anos que tenham comorbidades.

A nota técnica informa que, além do segundo reforço da bivalente, é importante reforçar as medidas não farmacológicas, como a higienização das mãos e o uso de máscara por pessoas com sintomas respiratórios, “para evitar possíveis riscos da Covid-19 e suas sequelas”.

Cobertura vacinal baixa

Principal forma de combater a disseminação do vírus da Covid-19, a cobertura vacinal com a bivalente segue muito baixa em Pernambuco. Segundo dados da SES, apenas 12,86% da população com idade a partir dos 18 anos tomou a vacina.

Ainda de acordo com a secretaria, a taxa de cobertura vacinal é maior que 80% somente na primeira e na segunda doses, com 92,42% e 85,12% de pessoas vacinadas, respectivamente.

Números divulgados pela SES nesta semana mostram que o estado tem registrado um aumento no registro de casos de Covid-19. Entre a primeira e a última semanas de novembro, o quantitativo de diagnósticos positivos para a infecção subiu de 89 para 776, um aumento de mais de 770%.

Fonte: G1 Pernambuco