A Policlínica Regional de Saúde de Juazeiro foi inaugurada na manhã desta terça-feira (30). A solenidade contou com a participação do governador da Bahia, Rui Costa, dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, de deputados estaduais e federais, além de vários prefeitos da região.
De acordo com o governo estadual, foram investidos R$ 21,3 milhões na unidade que atenderá a dez municípios da região norte que formam o Consórcio Interfederativo de Saúde, são eles: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá.
Além da inauguração da policlínica, o governador entregou a unidade móvel do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama, que é uma parceria com o Instituto Avon e a Fundação Pio XII, entidade mantenedora do Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos-SP, entregou também cinco ambulâncias e ônibus que farão o translado dos pacientes das cidades do consórcio para receberem atendimentos na policlínica de Juazeiro.
O governador destacou a gestão da policlínica não ficará nas mãos do Estado. “Nós formamos um consórcio aqui, reunindo os prefeitos. E a presidência foi eleita pelos prefeitos. O governo do estado no consórcio tem voto pra influenciar na eleição do presidente. Essa é a décima e eu digo com muito orgulho, quem vota sozinho são os prefeitos. O estado abre mão do seu voto. (…) Por que esse equipamento não é do Estado, pertence ao povo”, destacou Rui Costa.
Além da administração, os municípios também serão responsáveis pelo custo da unidade de saúde. “A partir de hoje o custo dessa policlínica é rateado, 40% o estado assume de cada policlínica”, garantiu o governador.