A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, alerta a população sobre o reforço da vacina contra a poliomielite (paralisia infantil), a Vacina Oral Atenuada (VOPb), que será substituída pela Vacina Injetável/inativada Poliomielite (VIP). As mudanças começam a partir dessa segunda-feira (4), a recomendação foi debatida e aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), do Ministério da Saúde, que considerou as novas evidências científicas para proteção contra a doença.
A Secretaria de Saúde realizou o recolhimento das Vacinas Orais Poliomielite Bivalente (VOPb), de todas as Unidades Básicas de Saúde conforme o recomendado pelo Ministério da Saúde. A vacina VIP é administrada por via intramuscular e já faz parte do calendário nacional de vacinação infantil aos 2, 4 e 6 meses, sendo de fundamental importância para prevenir essa grave doença.
Seguem algumas informações sobre o novo esquema vacinal contra Poliomielite:
3 doses da vacina injetável no esquema básico – aos 2, 3 e 6 meses e um reforço aos 15 meses.
Particularidades:
Crianças até 4 anos 11 meses e 29 dias que receberam esquema completo com as gotinhas e apenas uma dose de reforço com a injetável, deverão receber uma dose da injetável com um intervalo mínimo de 30 dias da dose oral.
Crianças até 4 anos 11 meses e 29 dias com esquema básico completo com vacina injetável, que receberam duas doses de reforço com a vacina oral não precisam se vacinar com a injetável.
Na dúvida, procure uma Unidade Básica de Saúde Básica mais próxima de sua casa para conferir o esquema vacinal. Mantenha a caderneta de vacinação em dia e proteja as crianças contra a poliomielite!
————
-Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde