O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentou, em entrevista coletiva realizada hoje (16), as atualizações sobre as obras na Travessia Urbana de Juazeiro, na Bahia. A apresentação ocorreu no no canteiro de obras da CLC, empreiteira contratada para a realização das intervenções. Iniciadas em maio de 2023, as obras têm a conclusão prevista para julho de 2026, com um investimento total de R$ 185.911.466,36. O projeto inclui a construção de cinco viadutos, duplicações de rodovias, instalação de rotatórias e melhorias significativas nas BR-407/BA e BR-235/BA.
Segundo o Superintendente Regional do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara de Souza, a entrega da obra depende de fatores que podem gerar desafios inesperados. “Nossa expectativa é que tudo seja finalizado em julho de 2026. No entanto, dependemos de uma série de fatores, como possíveis problemas com esgotamento sanitário ou rede elétrica que só se tornam visíveis com o avanço das obras. Estamos trabalhando para cumprir o cronograma, mas sempre atentos a essas possíveis intercorrências.”
Principais Intervenções
Viadutos
A construção de cinco viadutos é uma das etapas mais importantes do projeto:
Viaduto 01: Localizado próximo à cabeceira da Ponte Presidente Dutra (BR-407/BA, KM 0,00), com 560 metros. Previsão de conclusão: abril de 2026.
Viaduto 02: Em frente ao Assaí Atacadista (BR-407/BA, KM 1,72), com 100 metros. Conclusão prevista para maio de 2025.
Viaduto 03: Ao lado da Lagoa do Calu (BR-407/BA, KM 2,30), com 120 metros. Concluído.
Viaduto 04: Sobre o Riacho Macarrão, com 66 metros. Concluído.
Viaduto 05: Sobre o Riacho Malhada, com 84 metros. Concluído.
Além disso, bueiros celulares duplos foram instalados nos riachos Macarrão e Malhada para garantir o escoamento adequado de água.
Rotatórias e Pistas de Rolamento
Seis rotatórias serão implementadas para melhorar o fluxo viário, incluindo as que ficam sob os viadutos 01, 02 e 03, e em pontos estratégicos das BR-407/BA e BR-235/BA. As rodovias também receberão melhorias significativas, com 5,30 km de duplicação na BR-407/BA e 4,00 km de reparos na BR-235/BA, utilizando CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).
Impactos e Estudos de Tráfego
O DNIT destacou a importância de mitigar os impactos das obras, especialmente no momento crítico da remoção da banca na Ponte Presidente Dutra, prevista para março de 2025. Roberto Alcântara explicou que o órgão está elaborando um estudo técnico para minimizar transtornos. “Estamos monitorando 21 pontos da cidade, incluindo 15 semáforos, para entender o fluxo de veículos e os horários de pico. Esses dados serão fundamentais para que, em parceria com a Prefeitura Municipal, possamos organizar o tráfego da melhor forma possível antes da remoção da banca.”
Sobre a remoção, o superintendente destacou os desafios. “Esse será o ponto mais sensível da obra. Durante a demolição, todo o trecho será isolado para garantir a segurança de pedestres e motoristas. As máquinas trabalharão em toda a extensão de 2 km, e estamos planejando todas as medidas necessárias para minimizar os riscos e evitar acidentes.”
Restruturação das alças de acesso
De acordo com o Superintendente Regional do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara de Souza, os trabalhos nas alças são uma etapa estratégica para minimizar os impactos no fluxo de veículos. “A ampliação das alças permitirá que o tráfego continue fluindo pela ponte durante toda a execução das obras. Esse planejamento é essencial para garantir a circulação de caminhões, carretas e ônibus, reduzindo os transtornos para os usuários locais e de longa distância.”
Etapas do Cronograma
As obras já foram iniciadas nas proximidades da ponte, com a limpeza da área e a mobilização de máquinas e equipamentos. Segundo o superintendente, as intervenções nas alças serão realizadas em duas fases principais:
- Alça de descida:
A intervenção na alça de descida começou nesta semana e tem previsão de ser concluída entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2025. Durante essa etapa, a alça será alargada e alongada, permitindo o tráfego seguro de veículos pesados. “Nosso objetivo é liberar essa alça para uso o quanto antes, possibilitando que os usuários tenham acesso sem maiores transtornos,” destacou Roberto Alcântara. - Alça de subida:
Após a finalização da alça de descida, as equipes iniciarão os trabalhos na alça de subida. As intervenções serão similares, com o alargamento e alongamento da estrutura, garantindo que o tráfego continue fluindo pela ponte.
Apesar dos esforços para mitigar os transtornos, o Dnit alerta que haverá alterações no fluxo de veículos, especialmente no período de maior movimentação. “No caso da alça de descida, quem atualmente a utiliza poderá seguir para o ponto seguinte sem maiores complicações. Nossa prioridade é manter o tráfego seguro e contínuo,” afirmou o superintendente.