Esquema de Segurança do Carnaval de Petrolina é detalhado pelo Coronel Cláusio Magnes

0

Com o Carnaval de Petrolina se aproximando, o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Cláudio Magnes, detalhou o esquema de segurança montado para garantir a tranquilidade durante os dias de folia na cidade. Em entrevista ao programa Nossa Voz, o Coronel destacou o planejamento e as principais medidas que serão adotadas.

Segundo o Coronel Magnes, Petrolina possui, tradicionalmente, um Carnaval tranquilo e ordeiro. “Nós vamos ter três polos de animação: ali na Orla, na 21 de Setembro e no Mantiqueira. Durante todo o trajeto que liga um polo a outro, o policiamento será lançado. Os principais polos concentram o maior fluxo de pessoas, mas as vias adjacentes, como a Manuel Clementino e a Aristarco, também terão atenção, pois trazem preocupação pela quantidade de pessoas transitando”, explicou o comandante.

O efetivo empregado no Carnaval contará com um reforço significativo. “Nós vamos ter, durante os quatro dias de folia, mais de 400 homens atuando em regime extraordinário. Ou seja, policiais que estarão nos seus horários de folga. Se não fosse dessa forma, não teríamos como realizar a segurança necessária”, destacou Magnes.

A segurança na ponte Presidente Dutra, rota utilizada por foliões que vêm de Juazeiro a pé, também foi considerada no planejamento. “A descida da ponte é um local sensível devido a um histórico de tentativas de investir contra pessoas. Desde o início do nosso planejamento, reforçamos o policiamento de bicicleta e a pé ali no Rio Petrolina, especialmente por conta do público que vem de Juazeiro”, afirmou.

Além de Petrolina, o Carnaval na região de cobertura do 5º BPM não terá grandes eventos em outras cidades. “Petrolina, no interior, já possui um Carnaval de porte considerável, atraindo muitos turistas. Isso já demanda grande parte do nosso efetivo”, comentou o Coronel.

Para os foliões, a orientação é de atenção redobrada, principalmente com objetos pessoais. “Acreditamos que 90% dos roubos hoje têm como objetivo o celular da vítima, por ser um objeto de fácil venda no mercado. Nós reforçamos a campanha do Alerta Celular e orientamos que todos façam o cadastro no programa, que facilita a recuperação do aparelho em caso de roubo ou furto”, orientou Magnes.

O Coronel também destacou o reforço recebido do Governo do Estado com novas viaturas e motos. “Recebemos recentemente veículos novos, tanto motos quanto viaturas, o que vai permitir uma maior ocupação de espaço durante o Carnaval. Temos hoje mais de 30 viaturas e mais de 20 motos, o que possibilita uma atuação mais eficiente, especialmente nas vias menores e congestionadas do centro”, concluiu.

A operação contará ainda com o apoio de outros órgãos, como a Guarda Municipal, o 2º BIESP, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, reforçando a integração e o alinhamento para garantir a segurança de todos durante o Carnaval de Petrolina, que acontece de 1º a 4 de março.