Cisp discute pautas de segurança pública em Juazeiro

0

Temas voltados ao fortalecimento de ações na área de segurança pública foram debatidos pelo Comitê Interinstitucional em Segurança Pública (Cisp) de Juazeiro na segunda-feira, dia 7. A atuação da Guarda Civil Municipal (GCMJ) foi a principal pauta da reunião, presidida pelas promotoras de Justiça Aline Curvêlo, coordenadora do Comitê, e Joseane Nunes, que ressaltou a relevância do tema diante do crescimento institucional da GCMJ e das recentes atribuições do órgão realizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

Na ocasião, o secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, abordou a atual conjuntura da Guarda Civil e a inspetora-chefe do órgão, Hermínia Dias, apresentou a estrutura organizacional. O representante da Associação dos Guardas Civis, Edson Gomes dos Santos, destacou algumas carências enfrentadas pelo órgão. 

Coordenadora do Cisp, a promotora de Justiça Aline Curvelô informou que acompanha o processo de reestruturação da Guarda Civil Municipal de Juazeiro por meio de um procedimento administrativo específico. Ela assinalou que “as demandas levantadas serão organizadas em um cronograma de ações junto ao Município”. Sua fala foi reforçada pela promotora Joseane Nunes, que enfatizou que ‘’a GCMJ integra a CISP desde sua origem, sendo esse o momento atual propício para a reconstrução institucional e fortalecimento da identidade do órgão”. 

Participaram também da reunião o secretário de Ordem Pública e Habitação, Giovane Silva; o delegado da Polícia Civil, Flávio André; o chefe da Polícia Rodoviária Federal em Petrolina, Parnésio Ramos; e o subcomandante da Rondesp, Paulo Victor da Costa Ferreira, que registraram a disposição das instituições em colaborar com a nova estruturação da Guarda Municipal.