O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais Norte (Gaeco Norte), participou hoje, dia 19, da Operação “Ponto de Contato”, que resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em Juazeiro, onde foram coletados aparelhos eletrônicos, documentos e equipamentos supostamente utilizados em fraudes de concursos públicos.
A operação foi realizada de forma integrada com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc) e da 4ª Promotoria de Justiça de Icó, no Ceará; e com o Gaeco Sertão, de Pernambuco; contando ainda com apoio da Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN); e das Polícias Civil e Militar de Pernambuco. Ao todo foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão na cidade de Juazeiro, na Bahia, e nos municípios de Petrolina e Trindade, em Pernambuco. Os alvos foram candidatos suspeitos de se associarem criminosamente para fraudar concursos públicos realizados nos estados do Ceará e de Alagoas.
As apurações tiveram início a partir de investigação conduzida pelo Nuinc e pela 4ª Promotoria de Justiça de Icó, que identificaram indícios de crimes de fraude em concurso público e associação criminosa envolvendo candidatos inscritos para os cargos da Guarda Municipal de Icó, cuja prova ocorreu em 20 de julho de 2025. Os investigados são suspeitos de ter atuado de forma organizada para fraudar não apenas esse certame, mas também outros realizados no Ceará e em Alagoas.
Conforme o MPPE, durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, documentos e equipamentos utilizados para as supostas fraudes nos certames. O material seguirá para análise do MPCE.
A ação conjunta dos Ministérios Públicos reforça o combate ao crime organizado, principalmente, no Sertão de Pernambuco, onde o MPPE, recentemente, instalou o Gaeco Sertão, sediado em Petrolina.
A operação recebeu o nome “Ponto de Contato” em referência ao ponto eletrônico, dispositivo de comunicação frequentemente utilizado em infrações dessa natureza, para possibilitar o contato entre os suspeitos durante as provas.
“Esse tipo de cooperação, entre os Ministérios Públicos e as forças de segurança pública, vem demonstrar que estamos atentos e reagindo, com inteligência e articulação, ao crime organizado, lembrando que o Gaeco Sertão se consolidará como importante braço operativo de outras ações que objetivem a paz e o bem comum do povo pernambucano”, afirmou o coordenador do Gaeco Sertão, o Promotor de Justiça Júlio César Soares Lira.