A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, deu início, nesta quinta-feira (21), a programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Foram realizadas atividades de acolhimento e sensibilização nas escolas da rede municipal, além da já tradicional caminhada da APAE Petrolina, realizada com apoio da Prefeitura e de entidades parceiras. As ruas centrais da cidade reuniram estudantes, familiares e a sociedade em geral em um momento de mobilização pela inclusão.
A dona de casa Fátima da Silva acompanhou a caminhada e destacou a importância do apoio social. “Fiz questão de parar e acompanhar como forma de apoiar a causa. Tenho um filho autista e sei como é a luta diária. Esse apoio da sociedade é fundamental para nos fortalecer”, afirmou.
Nas escolas, a programação iniciou com dinâmicas e atividades como o painel interativo onde os alunos escreverem ou desenharem mensagens que respondiam à pergunta “O que é inclusão para mim?”. Na escola Municipal Jacob Ferreira, localizada no bairro Cosme e Damião, a inclusão foi a pauta de todas as atividades do dia. A gestora da unidade ressalta a relevância da mobilização. “Hoje foi a abertura da semana que tem o tema ‘A inclusão precisa tornar-se rotina’, e nós pudemos vivenciar essas atividades com os estudantes e perceber que essa inclusão já existe na escola. É gratificante vê-los vivenciando o respeito às diferenças no dia a dia”, destacou.
Nesta sexta-feira (22), dentro da programação, será realizado, a partir das 8h, no auditório do IFSertão, o Seminário Regional: Leitura, Inclusão e Transformação, reunindo especialistas, professores, famílias e gestores para debater políticas públicas, experiências de inclusão e o fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência. A programação da Semana da Pessoa com Deficiência segue até a próxima quinta-feira (28) com atividades diversificadas nas escolas da rede municipal.
Texto: Assessora de Comunicação da Secretaria de Educação e Esporte
Fotos: Deivid Menezes