Com o compromisso de aproximar os serviços de proteção à infância e adolescência das comunidades mais afastadas da zona urbana, o Conselho Tutelar de Petrolina, com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, dará início ao Conselho Tutelar Itinerante. Nesta quarta-feira (5), a primeira edição do projeto acontecerá na comunidade de Uruás, das 9h às 15h30. A iniciativa tem como objetivo garantir que famílias que vivem em localidades rurais também tenham acesso aos atendimentos e orientações oferecidos pelo órgão.
O Conselho Tutelar atua de forma autônoma e, com o apoio da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem conseguido expandir iniciativas que aproximam a proteção social das comunidades mais distantes, fortalecendo o trabalho em rede e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Durante o dia, os conselheiros tutelares estarão disponíveis para escuta, orientações, registro de demandas e encaminhamentos relacionados à defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, a proposta do projeto é facilitar o acesso à proteção social básica e especializada, especialmente para famílias que enfrentam dificuldades de locomoção até a sede do Conselho Tutelar. A iniciativa busca ir até onde as pessoas estão, levando acolhimento, escuta e informação. O Conselho Tutelar é um importante aliado na promoção de direitos e na prevenção de situações de vulnerabilidade.
O Conselho Tutelar Itinerante será realizado uma vez por mês em comunidades diferentes do interior de Petrolina, que serão divulgadas previamente pela Prefeitura. A ação reforça o compromisso conjunto da gestão municipal e do Conselho Tutelar com o cuidado, o respeito e a proteção integral às crianças e adolescentes, pilares fundamentais da política de Assistência Social do município.
Texto: – Assessora de Comunicação da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome
Fotos: Deivid Menezes



