A População conta com suporte para resolver problemas de água, esgoto, energia, gás, pedágio, terminais de transporte intermunicipal, entre outros
Você sabe a quem procurar quando é necessário reclamar ou realizar alguma denúncia sobre as empresas de água, energia elétrica, gás canalizado, rodovias pedagiadas, organizações sociais ou terminais de ônibus intermunicipais? A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), órgão que supervisiona e fiscaliza a prestação de serviços públicos, tem adotado medidas para ampliar o seu alcance junto à população, incluindo o reforço dos canais de comunicação e mutirões de atendimento ao cidadão em diversas regiões do estado.
Nesta terça-feira (2), a partir das 7h, realiza mais uma Ouvidoria Itinerante, na cidade de Petrolina, no Sertão, aportando nas áreas de circulação do Terminal Rodoviário e outros locais. A Arpe existe para ajudar o usuário. Na prática, o trabalho passa pelo acompanhamento da atuação da companhia que oferta os serviços.
Neste leque, atualmente, estão as áreas de saneamento básico, por meio da Compesa; a distribuição de gás natural, pela Copergás; de transporte intermunicipal, com seis terminais de passageiros; as rodovias pedagiadas, com as concessionárias Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros; e os contratos com organizações sociais.
Além disto, também atua como parceira da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), no tocante ao trabalho executado pela Neoenergia. A normatização aplicada pela Arpe inclui também as definições de tarifas justas, que são cobradas pelas prestadoras, agindo como mediadora e sanando possíveis irregularidades. No surgimento de algum problema, o usuário deve entrar em contato com a companhia prestadora, registrando uma reclamação.
É necessário anotar o número do protocolo da ligação e, se o caso não for resolvido, pode acionar a Arpe. As equipes entram em ação e realizam a análise do caso, ofertando o suporte necessário. O trabalho inclui todo o caminho até o encontro da solução. O canal de ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
A ligação é gratuita, com dois telefones disponíveis: 0800.281.3844, para os serviços de água, saneamento, terminais de transporte, rodovias e gás canalizado; e 0800.727.0167, exclusivo para energia. Para facilitar a comunicação, a Arpe também disponibiliza um contato de WhatsApp para receber denúncias sobre falhas nos serviços. As pessoas podem enviar mensagens, fotos e até vídeos para o número (81) 3182-9761.
A população ainda conta com o atendimento presencial, das 7h30 às 13h30, na sede localizada na Avenida Rosa e Silva, 975, no bairro dos Aflitos, no Recife.



