Prefeitura de Juazeiro diz que não é alvo da Operação Litíase, deflagrada pela Polícia Federal

0


A Prefeitura de Juazeiro informou, por meio de nota, que não é alvo da Operação Litíase, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (28), e que a investigação se refere a fatos e contratos de gestões anteriores, abrangendo períodos até o ano de 2023.


Segundo a administração municipal, a atual gestão não integra as investigações e reafirma o compromisso com a transparência, a legalidade e a correta aplicação dos recursos públicos. A Prefeitura também afirmou que está à disposição da Polícia Federal e dos demais órgãos de controle para prestar informações e fornecer documentos que contribuam com a apuração dos fatos.


A Operação Litíase é realizada pela Polícia Federal em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e tem como objetivo desarticular um esquema criminoso de direcionamento de contratações e desvio de recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Juazeiro, especificamente na área de prestação de serviços médico-hospitalares.


De acordo com a PF, as investigações apontam irregularidades no direcionamento da locação de um imóvel durante o período da pandemia da Covid-19, prática que teria se estendido até o ano de 2023. Foi verificado que a locação ocorreu sem a definição de como os atendimentos seriam prestados e que o endereço do imóvel coincidia com a sede do próprio instituto contratado.


Também foram identificados indícios de fraude em processos licitatórios e pagamentos realizados sem a devida comprovação da execução dos serviços, como a ausência de detalhamento sobre exames e atendimentos efetuados.


Segundo a Polícia Federal, essas contratações resultaram no pagamento de mais de R$ 13 milhões às empresas envolvidas, sendo cerca de R$ 7 milhões custeados com recursos federais do SUS.


Ao todo, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Juazeiro, com o objetivo de reunir provas, reforçar as evidências das fraudes e identificar outros possíveis envolvidos.