Empreendedorismo da beleza cresce em Petrolina com incentivo da Prefeitura 

0

Setor de beleza cresce 18,5% em 2025, de acordo com o Sebrae e Petrolina acompanha a tendência do mercado

Um levantamento feito pelo Sebrae revelou que o ano de 2025 foi o mais empreendedor da história do país e quase 5 milhões de novos pequenos negócios foram abertos. Destes, grande parte dos novos CNPJs são do segmento de beleza, como salões e lojas especializadas. Em Petrolina, o aumento na área de beleza e bem-estar também foi observado pela Agência Municipal do Empreendedorismo (AGE), vinculada à Prefeitura Municipal.

Um exemplo foi a empreendedora Mariana Araújo, que decidiu abrir uma loja de cosméticos ao lado do Salão de beleza da mãe, Mônica, no bairro Pedra Linda. Ela solicitou o financiamento da AGE, comprou as primeiras mercadorias e conseguiu unir o útil ao agradável. As clientes que frequentam o salão viraram também assíduas em sua loja. 

“Após um burnout, eu decidi que queria sair do emprego onde eu estava e empreender. Fui até a AGE, peguei o empréstimo e pude aumentar o espaço do salão, colocar prateleiras e comprar mercadorias. Além do espaço físico, também vendo no online. Muito disso quem possibilitou foi o dinheiro da AGE”, destaca Mariana.

O total de linha de crédito liberado para o segmento foi de mais de R$ 220 mil reais, entre salões de beleza e barbearias, que buscaram investir em seus empreendimentos com a construção ou expansão do local, ou ainda a troca de equipamentos para atender aos clientes. Os investimentos também atenderam profissionais como manicures e empreendedores com lojas de cosméticos, que buscaram a AGE para fortalecer seus negócios na compra de mercadorias.

Texto: Assessoria de Comunicação da Agência Municipal de Empreendedorismo

Fotos: Arquivo Secom PMP