
Em entrevista ao programa Nossa Voz desta terça (16), o Secretário de Segurança de Petrolina, José Silvestre, reforçou sobre o esquema planejado para manter o público seguro dentro e fora do Pátio Ana das Carrancas durante os nove dias de festa
O São João de Petrolina 2026, que acontece entre 19 e 27 de junho, contará com esquema de segurança composto por 750 profissionais da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e segurança privada, para garantir mais tranquilidade para moradores e visitantes. É o que destacou o Secretário de Segurança Pública do município, José Silvestre, em entrevista ao programa Nossa Voz desta terça-feira (16).
“Nós pensamos na segurança de acesso, na segurança na saída, na segurança interna, é um planejamento bastante complexo e que é feito com antecedência para gente poder garantir o máximo possível de tranquilidade a todos”, disse o secretário.
Ele ressaltou que todo o circuito da festa contará com efetivo policial devidamente posicionado em pontos estratégicos que não, necessariamente, estarão visíveis para o público, mas estarão de prontidão.
“Às vezes, por exemplo, as pessoas perguntam: “Ah, mas eu não vejo viatura”. Na verdade, a viatura não é, necessariamente, para ser vista, ela é para ser disponível quando você precisa. Quando a segurança não aparece, quando a segurança não é vista, ela não vai ser lembrada. O que interessa é que funcione, o que interessa é que você não tenha problema, o interessa é que a gente atenda rapidamente. Esse é o trabalho da gente, tentar fazer a coisa funcionar da melhor forma possível para que você se sinta tranquilo, para que você se sinta bem e vá para um local onde possa se divertir, a família”, afirmou.
Centro integrado de comando e sala de situação
O secretário também reforçou sobre o trabalho integrado das forças de segurança municipais, estaduais e federais, além da segurança privada contratada pelo município. Segundo ele, a própria localização do pátio Ana das Carrancas exige essa atuação conjunta.
“Nós temos ali uma característica única. De um lado, literalmente, há uma BR que tem a atribuição da polícia rodoviária federal e um fluxo muito grande. Na via local, atua a AMMPLA, a nossa agência de mobilidade. Do outro lado, nós temos a via principal de acesso à Avenida da Integração. Então, você vê ali que nós temos uma característica muito própria”, disse.
José Silvestre destacou que o evento contará com um local que funcionará como centro integrado para reunir os comandos, além da sala de controle que abrigará o monitoramento por câmeras e a sala de situação.
“As forças elas vão se coordenando e no próprio local do evento nós temos um centro integrado de comando e controle móvel com monitoramento por câmeras e temos uma sala de situação. Além das salas e das áreas destinadas a cada força, Guarda Civil, bombeiros, etc., nós temos também uma sala de integração que nós chamamos de sala situação, é onde se houver qualquer incidente que tenha a necessidade de coordenar naquele momento entre as forças, nós podemos juntar ali o efetivo e conversar e tomar as soluções”, explicou.
Câmeras de monitoramento e reconhecimento facial
O circuito da festa no Pátio Ana das Carrancas também contará com câmeras de monitoramento que irão integrar a segurança nos nove dias da festa. José Silvestre explicou que serão diversos pontos de câmeras instaladas não apenas para a identificação de rostos, mas também de placas e de comportamentos considerados de risco.
“Nós estamos usando a tecnologia com câmeras de monitoramento, em diversos pontos. A gente não informa o local nem a quantidade por questões de segurança estratégica. Mas nós trabalhamos com câmeras de monitoramento geral, integradas ao comando móvel nosso, câmeras com reconhecimento facial, câmeras de leitura de placa e câmeras de reconhecimento comportamental. Então, são pré-programações com inteligência artificial que identifica o comportamento, o movimento de pessoas, a quantidade de pessoas específicas que possam estar sendo procuradas, por exemplo. Então, nós temos essa tecnologia para melhorar a agilidade das forças de segurança no terreno”, informou.
O secretário acrescentou que, com a radiocomunicação e com as equipes distribuídas, é possível identificar diversos incidente. “Uma pessoa que caiu, uma pessoa que passou mal, alguém que está agredindo. Às vezes, as pessoas bebem e arrumam uma confusão e com a câmera nós conseguimos identificar rapidamente naquela posição e designar uma equipe para atender”, disse.
Saídas de segurança
Em participação durante a entrevista, o secretário executivo de segurança pública, Cel. PM Charles Wesley, alertou sobre as saídas de segurança da festa e disse que o público deve sempre verificar as placas de indicação para as 26 saídas de emergência do circuito. Apesar da segurança garantida, segundo ele, é uma medida de precaução.
“Eu queria só lembrar que esse pátio de eventos é um pátio muito seguro. É um pátio que foi feito um projeto de incêndio, um projeto de segurança para esse pátio, já foi aprovado, inclusive. Nesse projeto, tem 26 saídas de emergência. Ou seja, a nossa dica é, ao chegar no pátio de eventos para participar do São João, observe qual a que está mais próxima, a mais próxima de você, caso seja necessário você desloca até a saída de emergência. Estão todas sinalizadas, todas abrindo para fora como manda a norma”, orientou.
José Silvestre reforçou sobre os cuidados de prevenção, sobretudo, para o consumo consciente de bebida alcoólica.
“Sempre, para qualquer pessoa, qualquer um que esteja ali, seja turista ou seja um morador de Petrolina, seja um morador de Juazeiro que veio para a Petrolina, das cidades do entorno que vem se divertir, que vão para se divertir, que não exagerem na bebida. Ali é um local de de felicidade e não de briga. E os nossos maiores problemas, na verdade, não dizem respeito ao furto, não dizem respeito ao roubo. Os nossos maiores problemas, inclusive envolvendo turistas, é o pessoal que exagera na bebida.
Confira a entrevista na íntegra
A entrevista com o Secretário de Segurança Pública de Petrolina, José Silvestre, no programa Nossa Voz desta terça-feira (16), está disponível no canal da Grande Rio FM, no YouTube, através do link.


