Pesquisadores do Ibope reúnem-se com prefeitura antes da nova fase de pesquisa com testes de Covid-19

0
(foto: divulgação PMP)

A partir desta quinta-feira (4), pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) vão realizar em Petrolina a segunda fase da pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”. Antes de iniciarem as atividades, eles se reuniram nesta quarta-feira (3) com a secretária de Saúde do município, Magnilde Albuquerque, para detalhar o trabalho a ser realizado e receberam orientações sobre a rotina das atividades da gestão municipal no combate à covid-19.

Em parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), testes rápidos para a covid-19 serão aplicados em 250 residências da cidade, entre os dias 4 e 6 de junho. A primeira fase da pesquisa aconteceu em maio e todas as pessoas testadas tiveram o resultado negativo para a doença. Nas casas visitadas, a família responde um questionário e uma pessoa é convidada a fazer o teste, que fica pronto em 15 minutos.

Caso o morador seja diagnosticado com coronavírus, os demais residentes serão testados. Além disso, os pesquisadores entregarão um informativo com orientações e repassarão o contato do participante para acompanhamento junto à Secretaria Municipal de Saúde. A pesquisa não tem qualquer relação com a Prefeitura de Petrolina. A presidência do Conselho Municipal de Saúde fez a interlocução e dará apoio aos pesquisadores.

De acordo com os representantes do Ibope, as equipes estarão devidamente identificadas por meio de um crachá e o descarte dos materiais usados nos testes será feito em recipientes específicos, além do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A terceira e última etapa dos trabalhos está prevista para acontecer 14 dias após a finalização da segunda etapa.

Serão visitados os seguintes bairros e comunidades:

Centro;
José e Maria:
São José:
Gercino Coelho;
Cohab São Francisco;
Cohab Massangano;
São Gonçalo;
Ouro Preto;
Jardim Amazonas;
Jardim São Paulo;
João de Deus;
Antônio Cassimiro;
Areia Branca;
Dom Avelar;
Dom Malan;
Loteamento Recife;
Pedra do Bode;
Cidade Universitária;
Pedro Raimundo:
Rajada;
Curral Queimado.