Covid-19: Mesmo com transmissão comunitária, comércio de Cabrobó reabre hoje (15)

0
(foto: Mário Souza/NV)

Os boletins epidemiológicos da Secretaria de Saúde de Cabrobó mostram, desde a última sexta-feira (12), a tendência de aumento no número de casos de Covid-19. O município, que na semana passada tinha suas confirmações, nesta segunda-feira (15) está com quatro casos do novo coronavírus. O que mais preocupa é que os novos pacientes são oriundos de transmissão comunitária.

Além disso, de acordo com o boletim divulgado no domingo (14), outros nove casos estão sendo investigados. A maioria dos suspeitos tiveram contato com os pacientes que testaram positivo.

Segundo a secretária de Saúde, Ocineide Torres, será feita a busca ativa para identificar as pessoas que tiveram contato com o vírus. “Como agora temos a contaminação comunitária, o município vai disponibilizar, a partir da próxima quarta-feira (17), testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde, para todas as pessoas que estiverem com os sintomas”, afirmou a secretária, acrescentando que antes do exame, as pacientes passaram por triagem.

Reabertura do comércio

Apesar dos novos casos, o município seguirá o Protocolo Estadual de Retomada das Atividades Econômicas, com a reabertura de parte do comércio nesta segunda-feira (15). No entanto, Ocineide Torres garantiu que todos os comerciantes já foram orientados.

“A Vigilância Sanitária passou em todos os estabelecimentos para fazer as orientações e deixando um material impresso com as recomendações. Mas pedimos ao comércio e à população para que mantenham o uso obrigatório da máscara. É importante que seja cumprido. Bem como a higienização das mãos”, orientou Ocineide.

Confira outras medidas adotadas pela Secretaria de Saúde:

*O fechamento dos principais acessos ao Centro da Cidade, forçando moradores e visitantes a passarem por uma Barreira Sanitária antes de ter acesso aos bancos e comércio.

*Foi proibida em toda a zona urbana e rural, a venda de material para construção de palhoças e fogueiras, além da confecção e montagem de fogueiras.

*Não será autorizada a venda e o uso de fogos de artifício durante o período de festejos juninos.