A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), por meio da 213ª DP em Petrolina, está fazendo um alerta à população acerca de um golpe que vem sendo aplicado por criminosos que estão se passando por funcionários de bancos ou de operadoras de cartão de crédito. Segundo a 213ª DP, os golpistas entram em contado com os cidadãos, geralmente afirmando ter havido algum problema com seus cartões, seja de débito ou crédito, e marcando dia e hora para passarem nas residências e fazerem o recolhimento dos referidos cartões.
Com conversa bem articulada, eles dizem que estão indo às residências para evitar que as pessoas se desloquem às agências bancárias, evitando aglomeração em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19). De boa-fé, algumas pessoas têm feito a entrega, inclusive com senha, possibilitando aos criminosos fazer saques e/ou compras, o que tem causado sérios prejuízos às vítimas.
“Assim, a Polícia Civil vem alertar que bancos ou operadoras de cartões de crédito não fazem, nunca, recolhimento de cartões em suas casas. Qualquer indivíduo que fizer essa solicitação estará com objetivo de praticar golpe, devendo o cidadão que for procurado acionar imediatamente a polícia”, ressalta a 213ª DP.